Comissão Sindical comunista faz análise do cenário político

Os membros da Comissão Sindical Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) se reuniram na manhã desta quarta-feira (24) para discutir o novo quadro político e a atuação sindical dos comunistas no Pará. O evento – que ocorreu nas dependências da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, em Belém – reuniu diversas lideranças sindicais.

Comissão sindical debate a organização e avanços nas bases

Na avaliação do secretário sindical do PCdoB/PA, Cleber Rezende, o momento é para analisar a forma de atuação no novo governo estadual. “O governador eleito, Simão Jatene (PSDB), dialoga pouco com o movimento sindical, o que nos exige uma maior mobilização. Nossa ação sindical precisa ser mais combativa na luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores”.

Durante as discussões, o fortalecimento e a organização dos movimentos sindicais no Pará foram o centro dos debates. Outro ponto muito debatido foi a atuação da secretaria sindical junto às bases dos sindicatos.

O presidente da CTB no Pará, Marcão Fonteles, levantou a bandeira da renovação nas direções dos movimentos sindicais garantindo a cota de participação do gênero feminino. “Vamos fazer o levantamento dos sindicatos e das categorias e fazer o nosso movimento referência em todo o Estado”, frisou.

Na opinião do sindicalista, Moacir Martins, membro do ramo da construção civil a reunião foi bastante positiva. “Foi uma ótima reunião com uma participação muito forte dos sindicalistas nesta discussão de ideias da avaliação do processo eleitoral e a sua interferência deu uma grande contribuição para a secretaria sindical do Partido”, avaliou.

Outro ponto ressaltado foi a importância do Curso de Formação Sindical da CTB, que vai acontecer entre os dias 3 e 5 de dezembro. Os interessados podem fazer suas inscrições pelo email [email protected]

De Belém,
Isa Arnour