Carrion homenageia Ospa durante sessão plenária

O deputado Raul Carrion homenegeou na sessão plenária desta quinta-feira (24) os 60 anos da Osquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

ospa - ag.alers

A proposição da homenagem foi do deputado Adão Villaverde. Em 2006, a Ospa foi declarada bem integrante do patrimônio histórico e cultural do Estado pela Assembleia Legislativa ao aprovar projeto de lei de autoria da então deputada Jussara Cony (PCdoB).

Hoje a Fundação Ospa congrega, além da orquestra, a segunda mais antiga do país em atividades ininterruptas, que atinge um público médio de 100 mil pessoas  por ano, o Conservatório Pablo Komlós, que há 30 anos forma profissionais para orquestras, gratuitamente, e o Coro Sinfônico, integrado por cerca de 100  cantores. Os três organismos constituem um dos mais importantes complexos musicais do sul do país.

Com extensa agenda de concertos, a OSPA da capital atua em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Tem como regente titular e diretor artístico o maestro Isaac Karabtchevsky, um dos mais conceituados profissionais da América Latina. Conta, também, com outro regente que faz importante trabalho junto à  orquestra: o maestro Manfredo Schmiedt, que também rege o Coro Sinfônico.

Além dos Concertos Oficiais, que em 2010 estão sendo realizados no Salão de Atos da UFRGS, a orquestra realiza concertos em praças públicas, igrejas, museus, ginásios, parques e pelo Interior do Estado, atingindo um público anual médio de 100 mil pessoas.

"Homenagear os 60 anos da OSPA é uma imensa alegria para mim, que pude homenagear com uma sessão solene, enquanto vereador de Porto Alegre, os 55 anos da OSPA, contando com a presença de toda a sua direção e músicos, inclusive o nosso maestro, e uma bela apresentação artística.

Também nos liga à OSPA, além de acompanharmos os concertos da orquestra desde o tempo do Pablo Komlós, o fato de termos aprovado por unanimidade, na Câmara Municipal, o projeto que permitiu àquele terreno contíguo à Câmara de Porto Alegre ser considerado área para a sede definitiva da OSPA", lembrou o deputado.

O parlamentar lembrou que a OSPA precisa, nos dias de hoje, de uma atenção especial, em vista das dificuldades na questão remuneratória dos músicos, que precisam, de um salário adequado ao que o mercado nacional apresenta. Há também a questão da indenização para a manutenção dos instrumentos, da indumentária, e assim por diante. "Por isso, esperamos que esta Casa, nos próximos dias, vote com a urgência necessária esses projetos aos quais demos autorização para publicação no dia de ontem."

De Porto Alegre,
Isabela Soares