Seminário debate fortalecimento das políticas para mulheres

A União Brasileira das Mulheres (UBM), seção Pará, promoveu na manhã deste sábado (28) o seminário “Fortalecer o Controle Social nas Ações do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres” que reuniu dezenas de mulheres e homens que discutiram a questão da mulher sob uma temática política, econômica e social.

Seminario discute politicas para mulheres em Belém

O encontro que ocorreu em Belém teve a participação do presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB/Pa), Érico Albuquerque, da delegada Alessandra Jorge, da socióloga Eneida Guimarães, da coordenadora estadual da UBM, Lia Menezes, e a representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadora do Brasil (CTB), Regina Martins, além da coordenadora geral do projeto de fortalecimento do controle social das ações do plano nacional, a psicóloga e educadora social, Irany Cavalcante.

A delegada Alessandra Jorge que preside a Divisão de Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) explanou como funciona a delegacia de atendimento e divulgou as estatísticas. “Quando implantamos no ano de 2006 a delegacia virtual tivemos um grande aumento no número de ocorrências, pois muitas mulheres ainda têm vergonha de procurar uma delegacia para denunciar seus parceiros”, disse.

Segundo a DEAM no total já foram feitos 9.543 atendimentos, sendo: 5.793 Boletins de Ocorrências, e 3.750 encaminhamentos. “Os dados até o mês de novembro já nos apontam mais de 10 mil atendimentos no geral. Digo para as mulheres, leve a frente, priorize as denúncias, muitas das mulheres que morreram não levaram a sério as ameaças e pensaram que isso não ia acontecer com elas”, alertou a delegada.

O presidente do PCdoB/Pa, Érico Albuquerque destacou a luta da UBM para a emancipação da mulher em nível nacional e local. “A luta da UBM têm um momento oportuno em nível nacional quando elegemos uma mulher presidente do Brasil. É um avanço simbólico no sentido de ponderamento da mulher, mesmo nas questões socialistas a posição da mulher é estratégica”, frisou.

O líder comunista também lembrou o grande esforço que o Partido fez nas últimas eleições para cumprir a cota de gênero. “A mulher é a base da sociedade, e na política não podia ser diferente, tivemos 61 candidatos, onde cumprimos a cota de 30% de candidatas. O PCdoB se coloca na luta pela emancipação da mulher, a mulher está presente no front de luta e sabemos que não há transformação social sem a presença da mulher”, ressaltou.

A socióloga Eneide Guimarães completou afirmando que: “A luta da emancipação das mulheres também é uma questão dos homens. Não concorremos com os homens, queremos apenas o nosso espaço”. Ela também fez um histórico dos eixos políticos de luta da mulher no mundo e no Brasil, além de relatar as lutas e conquistas da UBM no Pará.

O Projeto

Para enfrentar os desafios, a UBM em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as
mulheres, elaborou e teve aprovado o projeto “Fortalecer o Controle Social nas Ações do Plano Nacional de Política para as Mulheres (PNPM), que pretende identificar e implementar ações ao PNPM, ao mesmo tempo, incentivar o exercício da cidadania e fortalecer os organizamos de defesa dos direitos da mulher brasileira.

Na finalização dos debates, a coordenadora do projeto, Irany Cavalcante apresentou as áreas estratégicas qualitativas e quantitativas do Plano Nacional de Políticas para as mulheres, que são: educação, saúde, segurança e trabalho.

“Precisamos ter um controle para sabermos os impactos reais que o plano de políticas para as mulheres tem ocasionado. E, também contribuir para os enfrentamentos destes problemas e avanço ao combate das desigualdades e a discriminação de gênero”, relatou Irany Cavalcante.

A coordenadora ressaltou que o projeto pretende contatar mil mulheres em 17 cidades de todas as regiões brasileiras, e ainda divulgar a pesquisa em cartilha. “Mas como resultado da pesquisa anterior já podemos concluir que a situação da mulher é igual em todo país, o descaso com a mulher só muda de endereço”, conclui.

De Belém;
Isa Arnour