23% dos eleitores não se lembra do voto no 1º turno, diz pesquisa

Uma pesquisa encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 2 mil pessoas de todo o país, mostra que, um mês após o primeiro turno, mais de um quinto dos eleitores não lembra em quem votou para os cargos de deputado e senador. Em relação ao candidato à Presidência da República, o índice foi menor, de apenas 3,3%.

Os entrevistados foram abordados de 3 a 7 de novembro, sendo que 32% deles declarou ter ensino médio completo. O cargo de deputado estadual foi o que obteve o maior índice, na pesquisa, com 23% dos eleitores tendo se esquecido qual o candidato escolheu. Na sequência, apareceram os cargos de deputado federal (21,7%) e senador (20,6%).

Em relação aos candidatos ao governo e à Presidência da República, o índice foi menor: 11,3% e 3,3%, respectivamente. A pesquisa ouviu pessoas de 136 municípios, em 24 unidades da Federação sorteadas aleatoriamente, e mostrou que a televisão é o principal meio de informação dos cidadãos sobre eleições e política.

Entre os entrevistados, 56,6% afirmaram que se informam pela TV, enquanto 18,4% disseram buscar informações por meio de conversas com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar (9,9%), à frente do jornal impresso (6,4%); rádio (4,2%) e de revistas (0,7%).

Quanto ao segundo turno, a maioria dos eleitores disse que não foi influenciada por fatores externos: 44,2% já estavam decididos pessoalmente, enquanto 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar, apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%.

Fonte: Agência Brasil