Sem categoria

Pútin adverte Ocidente sobre barreira de mísseis

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, disse à emissora de TV a cabo estadunidense CNN que a Rússia vai mobilizar armas nucleares e "forças de ataque", caso seja excluída do novo escudo "antimísseis" que os EUA pretendem implantar na Europa.

Na entrevista gravada na terça-feira (30/11), no programa do apresentador Larry King, Putin disse que as "ameaças" contra a Europa precisam ser enfrentadas em conjunto.

Mas, se as propostas russas forem rejeitadas e as instalações ocidentais criarem mais ameaças às fronteiras do país, a Rússia terá de "assegurar a própria segurança" disse Putin.

Em seu pronunciamento anual à nação, na terça-feira, o presidente Dmitri Medvedev alertou que uma nova corrida armamentista pode acontecer dentro de uma década se as promessas de cooperação dos EUA e da Otan na questão dos mísseis não resultarem em acordos concretos.

"Essa não é uma escolha nossa, não queremos que aconteça. Isso não é uma ameaça da nossa parte", disse Putin. "Estamos simplesmente dizendo que isso é o que todos nós prevemos que acontecerá se não concordarmos com um esforço conjunto aqui."

Da redação