TJRN lança campanha de valorização da literatura potiguar
Objetivo é conscientizar o público do Estado sobre a necessidade de incluir livros de autores locais como mais uma opção de presente.
Publicado 01/12/2010 10:31 | Editado 04/03/2020 17:08
A iniciativa traz o tema 'Presentear com livro é bom. De escritor local é muito melhor!' e foi idealizada pelo escritor Eduardo Gosson, servidor do TJRN e presidente da União Brasileira de Escritores (seccional RN), e pelo jornalista e também escritor Públio José.
“Mais do que estimular a compra de livros de escritores potiguares, queremos, com a campanha, promover uma discussão, uma reflexão sobre o espaço que a literatura está tendo em nossos dias”, analisa Públio, ao sugerir um trabalho mais objetivo, em favor da literatura local, nas escolas estaduais.
A solenidade de abertura também contou com a presença de outros intelectuais, escritores, entre outros representantes de empresas que apóiam a iniciativa. A escritora Ana Maria Cascudo, filha do escritor e historiador potiguar, Câmara Cascudo, reconhecido nacionalmente, também esteve presente já antecipando o projeto de lançar mais dois livros. “Um deles trará a biografia do meu avô”, comenta a escritora.
“Eu tive a satisfação de tê-lo (Câmara Cascudo) como meu professor. Tive o prazer de privar de seu espírito alegre”, comentou o presidente do TJRN, desembargador Rafael Godeiro, que incentivou a disseminação da idéia, lançada hoje pela campanha.
O presidente da UBE/RN, Eduardo Gosson, não pôde comparecer por motivos de saúde, mas enviou um discurso, que leria durante a solenidade, no qual critica a limitação das leis locais de incentivo a cultura e estimula a necessidade dessa mesma cultura não ser apenas uma dependente de patrocínios.