Sem categoria

88% da população do RJ apoia medidas contra o tráfico, diz Ibope

Pesquisa feita pelo Ibope de 27 a 29 de novembro com mil moradores do Rio de Janeiro aponta que a maioria da população apoia as medidas que o governo vem tomando contra o tráfico de drogas na cidade. De acordo com a pesquisa, 88% das pessoas aprovam as medidas tomadas.

Outros 7% disseram que nem aprovam e nem desaprovam, enquanto 3% desaprovam. Porém, nem todos se sentem seguros mesmo após a intervenção da polícia: 41% sentem-se seguros e 30% disseram se sentir inseguros. Além destes, outros 26% disseram que não se sentem nem seguros e nem inseguros.

Em relação à expectativa para o desfecho do conflito, 72% estão otimistas, 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas e 10% se sentem pessimistas. A tendência se reflete na opinião dos entrevistados sobre como ficará a imagem do Rio no exterior após a operação: 69% consideram que a imagem será melhor, 15% acreditam que a imagem ficará pior e 11% acham que não fará diferença.

Questionados sobre que tipo de lugar o Rio se tornaria no final da operação contra o tráfico, 70% dizem que será um lugar mais seguro, enquanto 17% disseram que não fará diferença. Outros 6% disseram que o Rio ficará mais inseguro. A pesquisa também entrevistou os moradores do Rio sobre a dificuldade de ir ou voltar do trabalho, estudo ou outros compromissos. A maioria (69%) disse não ter enfrentado o problema e 31% alegaram ter tido alguma dificuldade.

Sobre a capacitação dos policiais, a maioria confia: 82% dos entrevistados afirmam que a polícia é capaz e 8% dizem não ser capaz. As Forças Armadas são ainda mais aprovadas: 93% aprovam a ajuda das Forças Armadas, 3% são indiferentes e outros 3% desaprovam.

Da Redação, com informações do UOL Notícias