Sem categoria

Cepal confirma redução da pobreza na Bolívia 

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), confirmou nesta quinta-feira (2) que a pobreza e a extrema pobreza na Bolívia, somadas, caíram de 6,3% para 5,4% entre 2002 e 2008.

O organismo regional das Nações Unidas registrou uma queda nesses indicadores de 1,0 a 0,4 pontos percentuais em toda a região, em relação a 2009, quando esta sofreu o maior impacto da crise financeira internacional.

No caso da Bolívia, a implementação de políticas sociais desde a chegada ao poder do presidente Evo Morales, em 2006, teve um grande impacto na redução da pobreza, explica o jornal boliviano Cambio.

O jornal confrontou os dados da Cepal com os da Fundação Jubileu, segundo os quais, dos 10 milhões de habitantes no país, cerca de 6 milhões são pobres e, destes, três milhões são extremamente pobres ou indigentes .

Cooperação internacional

A Cepal pediu maior cooperação internacional para este e outros países da região continuarem implementando estratégias para acabar com a miséria.

O estudo mostrou que, apesar das políticas de desenvolvimento social implementadas na Bolívia, Venezuela, Equador, Nicarágua e outros países, cerca de 32,1% dos latino-americanos permaneceram em situação de pobreza e 12,9% na extrema pobreza.

Isso representa 180 milhões pobres, dos quais 72 milhões estão em situação de extrema pobreza, o que implica um retorno aos níveis registrados em 2008.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone