Comunistas na disputa do diretório estudantil da UFPA

A União de Jovens Socialistas (UJS) e integrantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no Pará, estão na Chapa 1 “A UFPA que queremos” concorrendo as eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Comunistas na disputa do diretório estudantil da UFPA

De acordo com Márcio Marcelo Souza, a eleição que iniciou ontem (01) segue até as 21 horas de hoje (02). “Com certeza teremos o resultado ainda hoje”, pontuo. Além dos comunistas, os militantes do PT e do PDT também integram a Chapa 1 que fazem oposição a chapa da situação, a Chapa 2 que está concorrendo com o tema: “Agora só falta você”.

A Chapa 1 apresentou diversas propostas para mudar a situação atual do DCE/UFPA, dentre estas destacamos: Educação Pública de Qualidade, Assistência Estudantil com destaque para a bandeira de luta que pede o RU – Restaurante Universitário noturno e o fim das filas. Já no que tange a Cultura, a oposição que ressuscitar o “Festival de Música Universitária”.

Outra proposta da Chapa1 que chama atenção é a criação da lista pública de freqüência dos professores, que usa um mecanismo de controle e transparência para evitar a falta do professor em sala de aula. O respeito às diversidades de gênero e orientação sexual também está no conjunto de propostas. Existe ainda projetos para área de esporte e na comunicação. A “UFPA que queremos” pretende criar o portal de noticias e a ouvidoria como canal de comunicação entre os dirigentes e a comunidade acadêmica.

Em síntese as propostas da Chapa 1 quer uma gestão envolvida com as questões sociais e as causas da grande maioria do povo. “Queremos um DCE diferente e aberto para todos os estudantes, ativo e com propostas concretas, por isso acreditamos na vitória”, frisou Márcio Marcelo Souza, membro da Chapa1.

De Belém;
Isa Arnour