Sem categoria

O trem cai no samba neste sábado no Rio de Janeiro

O município do Rio promove neste sábado (4) mais uma edição do Trem do Samba para festejar o Dia Nacional do Samba. O evento, realizado desde 1991, reúne cantores, músicos e populares em rodas de samba dentro dos vagões da linha ferroviária urbana do Grande Rio.

As comemorações alusivas ao gênero musical mais popular do país começaram na última quinta-feira, 2 de dezembro, data oficial do Dia Nacional do Samba.

A saída dos primeiros trens está prevista para o início da tarde de hoje, mas a comemoração começou antes. No final da manhã, um show na Estação Central do Brasil, com a Velha Guarda do Império Serrano, de Madureira, na zona norte do Rio, abriu a festa.

Os 'trens do samba”, que sairão de meia em meia hora até as 15h de hoje, farão o trajeto da Central até a estação de Oswaldo Cruz, um dos mais tradicionais redutos do samba carioca, junto com Madureira. Em Oswaldo Cruz, também serão promovidas rodas de samba em diversos locais.

Segundo o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador do evento, a ideia é resgatar as raízes do samba. Essa é a maneira mais popular de comemorar o Dia Nacional do Samba, diz ele. “E há uma coisa também: o samba é muito popular no Rio, mas esse samba mais tradicional ficou meio perdido. O Trem do Samba veio retomar essa história, resgatar o samba tradicional.”

Antes da criação do projeto Trem do Samba, Paulo Benjamin de Oliveira, o Paulo da Portela, já fazia rodas de samba dentro dos trens cariocas, na década de 1920.

Fonte: Agência Brasil