Sem categoria

Cresce tensão na fronteira entre Paquistão e Afeganistão

Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas em um duplo atentado suicida na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão.

O primeiro atentado ocorreu em um prédio do governo paquistanês, no distrito tribal de Mohmand, na localidade de Gilnai.

No prédio era realizado encontro de uma milícia tribal que apoia o governo paquistanês e é contrária ao Talibã, movimento islâmico nacionalista que se difundiu no Paquistão e no Afeganistão desde 1994.

O segundo atentado foi no gramado diante do mesmo prédio. Mohmand é um dos sete distritos tribais na fronteira entre os dois países que são utilizados como refúgio para insurgentes do Talibã. Freqüentemente, as tropas de ocupação dos Estados Unidos e da Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte realizam ataques contra os insurgentes e a população civil e os aviões “drones”, sem piloto, realizam bombardeios que resultam na morte de centenas de pessoas.
É cada vez mais tensa a situação na fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão. Neste último país, os agressores imperialistas intensificam sua presença militare ações de guerra, numa ocupação que já dura quase uma década.

Com agências