Sem categoria

PSUV vence 8 dos 13 cargos disputados em eleições regionais

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Hugo Chávez, ganhou oito dos 13 cargos em disputa nas eleições regionais realizadas, neste domingo (05), para escolher dois governadores e 11 prefeitos, em estados e cidades onde houve abandono de cargo ou morte de governantes.

Após a contagem de votos, o PSUV conquistou o governo do estado de Guárico e sete prefeituras nos estados de Apure, Carabobo, Zulia, Trujillo e Yaracuy, segundo informou a estatal Agência Venezuelana de Notícias (AVN).

A oposição venceu o governo do estado do Amazonas, manteve a prefeitura da cidade de Maracaibo – a segunda maior do país -, e ganhou as prefeituras de Carrizales, em Miranda; Panamericano, em Táchira; e Arismendi, no Estado de Nueva Esparta.

Para o pleito, estavam habilitados mais de 1 milhão de eleitores e foram instaladas 3425 mesas eleitorais em 1064 centros de votação. Todos os informes dão conta de que as eleições transcorreram em clima de normalidade, apersar da situação de emergência provocada pelas chuvas das últimas semanas, que deixaram, até o momento, 34 mortos e mais de 90 mil afetados. A média de participação no pleito, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral foi de 57,64%.

Embora as eleições regionais venezuelanas tenham sido realizadas há dois anos, o pleito deste domingo ocorreu em estados e cidades onde houve abandono de cargo ou morte de governantes.

Com agências