Resolução do PCdoB RS aponta os novos desafios

O ano de 2011 promete ser de intenso trabalho para os comunistas gaúchos. Para a direção estadual do PCdoB deverá ser um ano de novos desafios como a luta pelo êxito do governo Tarso e o crescimento acentuado visando a eleição de 2012, na qual o partido deverá disputar a prefeitura da capital. Além disso o PCdoB pretende eleger número expressivo de vereadores no estado, assim como prefeitos e vice-prefeitos.

A avaliação realizada na reunião do Comitê Estadual ocorrida no último final de semana (4 e 5/12) é de que o partido obteve muitas vitórias neste ano, conquistando grande projeção ao eleger novamente a deputada mais votada do pleito. Além disso o PCdoB conseguiu eleger mais um deputado federal e manter o seu espaço na Assembleia Legislativa.

A projeção obtida e os novos espaços que o partido irá ocupar no governo de Tarso Genro deverão contriibuir muito para esse esforço de crescimento. Para a secretária de organização do PCdoB RS, Cora Chiapetta, é necessário aproveitar o bom momento e preparar o partido para os novos embates.

Veja a íntegra da resolução de balanço aprovada na reunião:


As vitórias do povo e do PCdoB exigem um partido forte, para avançar ainda mais

O PCdoB participou ativamente da construção da vitória estratégica obtida pelo povo brasileiro elegendo Dilma para a presidência da República. A terceira vitória consecutiva do campo popular e democrático possibilita a continuidade do processo de mudanças e avança no rumo da construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. De igual forma, os comunistas participaram da campanha que levou Tarso Genro ao governo do estado do Rio Grande do Sul sintonizando o estado com os avanços conquistados com o governo Lula. Por isso mesmo o Partido avançou no processo eleitoral e se encontra no melhor período de sua história recente.

Vitória de Tarso Genro permite um novo ciclo de desenvolvimento do Estado

A expressiva vitória de Tarso para o governo, no primeiro turno, ocorre em um contexto de esgotamento do projeto aplicado pela direita e o centro no estado, que se vê mergulhado na falta de perspectivas e sucessivas crises. Na contramão dos avanços vividos pelo país em decorrência dos rumos que as forças de direita e de centro imprimiram nos últimos oito anos, os gaúchos presenciaram a deterioração dos diversos índices que medem o desenvolvimento econômico e social. Mas a vitória de Tarso foi decorrente principalmente do novo posicionamento da esquerda na luta política estadual.

O PCdoB foi decisivo neste processo. Nossa contribuição não ocorreu apenas no processo eleitoral através das articulações que envolveram a construção da aliança – especialmente a relação com o PSB e o debate sobre o posicionamento de uma campanha propositiva para a candidatura da Unidade Popular pelo Rio Grande, além da contribuição concreta através do empenho pela vitória da chapa majoritária realizado pelas candidaturas comunistas. O PCdoB foi decisivo no embate político que há muito tempo vínhamos fazendo com o partido majoritário da esquerda, demonstrando que era preciso construir uma alternativa política que tivesse um programa sintonizado com o projeto nacional e, ao mesmo tempo, em condições de envolver amplos setores políticos e sociais do estado na realização deste projeto. A candidatura da deputada Manuela à prefeitura de Porto Alegre em 2008 foi momento privilegiado deste embate.

Por isso a vitória eleitoral é resultado de um significativo avanço político do campo de esquerda, de um reposicionamento que corresponde aos desafios atuais e que teve a participação decisiva do governador eleito. Tal fato nos permite construir uma nova relação com o PT que busque a consolidação da unidade, em torno de um projeto político avesso a exclusivismos e sectarismos e que pressupõe respeito aos aliados.

A composição do Governo Tarso Genro corresponde com estes avanços. O novo governo expressa a consolidação do núcleo central da aliança, através das secretarias ocupadas pelo PCdoB, PSB e PT, onde a lógica não foi o hegemonismo petista. Buscou a ampliação da aliança, destinando espaços importantes para garantir a incorporação do PTB que se manteve neutro no processo eleitoral e do PDT que estava no campo oposto. E garantiu a presença de personalidades que representam setores importantes da sociedade que vão além dos partidos.

Embora o estado se encontre diante de grandes desafios quanto à sua situação financeira, à sua capacidade de investimentos e às políticas públicas, é possível construirmos um governo exitoso e que coloque o Rio Grande do Sul em novo patamar. Tarso inicia o governo com base sólida e ampla, com canais de diálogo com amplos setores da sociedade gaúcha e a possibilidade de conquistar expressivos investimentos do governo federal. Enfrentará uma oposição enfraquecida – numérica e programaticamente – e em condições de conquistar apoios em setores destes partidos.

O PCdoB se dedicará intensamente para o êxito deste governo. Contribuirá com os debates acerca do rumo político, se empenhará para realizar uma gestão eficaz, renovadora e competente do governo, sobretudo nas áreas que será responsável. Atuará nos espaços parlamentares tanto na Assembléia Legislativa como da Câmara dos Deputados para fortalecer o governo do estado e responder aos desafios que estão colocados.

PCdoB conquistou grande vitória nas urnas

O resultado eleitoral obtido pelos comunistas corresponde com o novo papel que o Partido desempenha no estado. Representa também o trabalho abnegado de nossas lideranças que no dia a dia, exercendo mandatos parlamentares e à frente das entidades de massa, se dedicam com sabedoria e firmeza à luta do povo, contribuindo efetivamente com as vitórias alcançadas.

A extraordinária votação da jovem deputada Manuela que conquistou a reeleição com a inédita votação de 482.590 ou 8,06% dos votos, quase o dobro da votação obtida em 2006, é resultado de um intenso trabalho nesses quatro anos de mandato. Um mandato criativo, sintonizado com as lutas do povo, que garantiu muitas conquistas e soube se comunicar de maneira diferenciada com a sociedade. Foi o carro chefe das candidaturas do PCdoB. Outra conquista foi a eleição do operário metalúrgico, Assis Melo, com 47.141 votos. É uma liderança sindical em ascenção, que já havia sido o vereador mais votado da história de Caxias do Sul, em 2008, graças a força do partido local e a um trabalho diferenciado à frente de uma das mais destacadas entidades de trabalhadores do RS: o sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul. Eles representam a afirmação de uma política renovada, identificada com os valores mais nobres da juventude, dos trabalhadores e do socialismo. Com isso o PCdoB conquistou dois mandatos de deputados federais estratégicos para um partido que almeja a construção de uma sociedade socialista: mandatos que representam a juventude e os trabalhadores e em duas regiões estratégicas do estado: Capital e Região Metropolitana e na Região Industrial da Serra.

Também, a nossa candidata ao Senado, Abgail, liderança do movimento sindical, projetou-se no estado como uma nova liderança comunista, obtendo 1.551.151 votos, a quarta candidata com maior votação, ultrapassando os votos conquistados pela atual governadora. Além da contribuição para a defesa do programa da Unidade Popular pelo Rio Grande, sua candidatura permitiu expressar as opiniões do PCdoB acerca do papel do Senado na retomada do desenvolvimento do estado e no avanço das mudanças no país e foi decisiva para garantir a vitória do Senador Paulo Paim.

A manutenção da bancada na Assembléia Legislativa, com a reeleição do deputado Raul Carrion que obteve 34.791 votos, foi outra importante conquista, num cenário onde o Partido se apresentou, pela primeira vez, com uma grande nominata de candidatos a deputado estadual que permitiu projetar novas lideranças comunistas.

O PCdoB nesta eleição consolidou sua identidade com a juventude, expressa nas várias candidaturas de jovens, mas principalmente pelo vínculo da deputada Manuela com este importante segmento da sociedade, assim como junto as trabalhadores, em especial do da região da serra, importante pólo industrial do nosso estado. Outro destaque positivo foi o desempenho das nossas candidatas mulheres – foi uma marca importante do Partido. Apresentamos uma mulher para nos representar na chapa majoritária e nossas chapas proporcionais tiveram concretamente 30% das vagas ocupadas por elas, sendo que Manuela mais uma vez se tornou a deputada mais votada do país. A votação obtida pelas lideranças femininas afirma o PCdoB como um partido que trabalha efetivamente para garantir uma participação crescente das mulheres na luta política. Tal atitude se confirma com a indicação de duas comunistas para a titularidade das Secretarias de Estado destinadas ao PCdoB.

Contudo, tal dimensão da vitória não pode ofuscar as insuficiências partidárias que o processo revelou. Somos ainda um partido pequeno no estado. Carecemos de uma organização estruturada num grande número de municípios e capaz de atrair lideranças progressistas da sociedade. Na capital e nos municípios da região metropolitana a estrutura do partido é frágil. Nossas direções intermediárias, com raras exceções, são pouco consolidadas e não conseguem organizar e alargar nossa base militante. Muitas lideranças comunistas que ocupam espaços destacados na sociedade não construíram vínculos mais sólidos com o nosso povo e com suas lideranças. Em decorrência, tivemos dificuldades para avançar ainda mais no processo eleitoral, aproveitando o momento favorável. O resultado demonstra que poderíamos garantir pelo menos um segundo mandato na Assembléia Legislativa e até mesmo conquistar uma terceira cadeira na Câmara dos Deputados, se tivéssemos enfrentado estes problemas de outra forma.

Embalados pelas conquistas é momento de avançar na construção de um partido comunista moderno e forte

A grande vitória alcançada neste embate eleitoral nos coloca diante da possibilidade de construirmos novas vitórias e avançar na estruturação de um partido firmado numa clara e justa orientação política, na unidade de suas fileiras, numa militância numerosa e organizada e numa sólida formação ideológica.

Para isto, jogará papel decisivo nossa atuação nos espaços institucionais de governo, na ação parlamentar, junto aos movimentos sociais, na luta de idéias em torno do nosso Programa Socialista, na ampliação da militância e da estrutura partidária e na preparação das eleições municipais de 2012.

Neste novo e promissor período o partido deverá concentrar suas atenções em questões chaves, tais como:

I – No que se refere a nossa atuação institucional:

1 – Trabalhar para o êxito do governo Tarso Genro e pela consolidação do núcleo central da aliança – PT, PCdoB e PSB indispensável para garantir um governo avançado e construir a unidade nos processos políticos que temos pela frente.

2 – A atuação dos comunistas nos espaços de governo deve se orientar no sentido de colocar em prática o programa da Unidade Popular, contribuindo para o êxito do governo e para a afirmação do Partido.

O Partido poderá dar grande contribuição para o projeto de desenvolvimento do estado através da Secretaria do Turismo e da Secretaria do Meio Ambiente. Para tanto deverá definir um projeto estratégico para cada Secretaria, orientado pelo programa de governo e pela política do PCdoB e destacar quadros políticos e técnicos para garantir uma gestão inovadora e eficiente. Por se tratar de uma área com grandes polêmicas e desafio a Direção do PCdoB deverá organizar um Seminário sobre o Meio Ambiente que servirá para orientar a nossa atuação nesta área.

3 – As indicações do Partido para o preenchimento dos espaços no governo estadual deverão levar em conta a capacidade política e técnica do filiado para contribuir com a realização do programa de governo; o respeito com o trabalho e o interesse público; a dedicação na solução dos problemas de nosso povo e o compromisso com o Partido – materializado na necessidade de vida orgânica regular e trabalho cotidiano para o crescimento e fortalecimento da estrutura partidária. Para tanto, a Direção Estadual deverá definir objetivos para cada área e métodos de avaliação regular da atividade dos membros do Partido.

4 – A nova realidade criada com a conquista do mandato de dois deputados federais – com características e áreas de atuação distinta – e a manutenção da cadeira na Assembléia Legislativa exigirá um planejamento da nossa atuação parlamentar para impulsionar, de forma articulada, a luta parlamentar, a ampliação da sua base e o fortalecimento do Partido.

5 – Constituir um fórum político vinculado à presidência, composto pelos dois deputados federais e o estadual e pelos secretários de estado, que se reunirá semanalmente, com o objetivo de construir a opinião do Partido sobre as pautas políticas e administrativas do estado.

II – Quanto à ação de massas e o fortalecimento do Partido

6 – Tratar desde já o projeto eleitoral de 2012-2014, tomando iniciativas para construir candidaturas respaldadas por uma estrutura partidária forte, apoios políticos amplos e bases materiais.

A construção das condições que permitam a conquista da Prefeitura de Porto Alegre com a candidatura da deputada Manuela e a eleição de numerosa bancada na Câmara de Vereadores será o centro do nosso Projeto para 2012. Além disto, precisamos preparar as condições para eleger um grande número de vereadores no estado e conquistar prefeituras municipais.

7 – Fortalecer as Direções do Partido que precisam se dedicar ao crescimento das nossas fileiras, com filiações massivas, especialmente de lideranças. Organizar nossos filiados é tarefa urgente e indispensável para conquistar novas vitórias. Para tanto é preciso reforçar o núcleo dirigente estadual e dos Comitês dos principais municípios, garantindo quadros dedicados à Direção Partidária.

8 – Definir um plano de crescimento, estruturação e formação para o Partido em Porto Alegre que deverá ser implementado a partir de março do próximo ano com o objetivo de enraizar o partido na capital dos gaúchos. Igualmente, realizar este esforço de fortalecimento e/ou construção partidária na grande Porto Alegre e nos principais pólos e municípios do RS.

9 – Reforçar nossa presença junto ao movimento social na luta pelo avanço das mudanças no país, fortalecendo nossa atuação especialmente junto às entidades de massa dos trabalhadores e da juventude.

10 – Fortalecer os instrumentos da luta de idéias. Dar ampla divulgação ao Programa Socialista do Partido utilizando-o no trabalho de filiação e formação dos filiados. Dar maior realce ao papel da Fundação Maurício Grabois no debate de temas candentes do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo. Programar cursos de formação para os novos filiados e lideranças de massas que estão ingressando no Partido. Tratar da formação dos quadros que estarão envolvidos com a administração pública.

Diante das vitórias construídas neste ano, a Direção Estadual do PCdoB parabeniza a militância, os candidatos e dirigentes do nosso Partido. Deposita estas vitórias e a grande votação dos nossos candidatos, na confiança e generosidade de nosso povo que identifica no PCdoB e nas suas lideranças, a dedicação à luta pela construção de uma sociedade mais avançada, justa e socialista. Conclama a todos os dirigentes e filiados, a canalizarem a alegria e a energia proporcionada pelas conquistas, na construção de um grande e forte Partido capaz de contribuir para a retomada do desenvolvimento do estado e levar adiante a luta por um Novo Projeto de Desenvolvimento Nacional no Rumo do Socialismo.

Boa luta e um Feliz 2011!

Porto Alegre, 4 de dezembro de 2010

O Comitê Estadual do PCdoB