Sem categoria

Eleição presidencial no Haiti irá para o segundo turno

A candidata Mirlande Manigat somou 31,37% dos votos no primeiro turno das eleições do Haiti, realizadas em 28 de novembro, e disputará a presidência do país com o governista Jude Celestin, que obteve 22,48%. O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) divulgou nessa terça-feira (7) os resultados provisórios da disputa no país — que indicou também que o cantor Michel Martelly ficou em terceiro lugar, com 21,84% dos sufrágios.

Na sequência aparecem, respectivamente, Jean Henry Ceant, com 8,18%, o ex-primeiro-ministro Jacques Edouard Alexis, com 3,07%, e Charles Henri Baker, com 2,38%. A vencedora do primeiro turno do pleito, ex-primeira-dama durante o rápido governo de Leslie Manigat, derrubado em 1988, sempre esteve à frente nas pesquisas com um discurso no qual seu partido, a Aliança dos Democratas Nacionais Progressistas (RDNP) preconiza a justiça social, a luta contra a corrupção e a retirada gradual do país da missão de estabilização da ONU.

Seu rival, Jude Celestin, de 48 anos, candidato da plataforma governista Inite, era pouco conhecido até agora, salvo por sua gestão à frente do Centro Nacional de Equipamento (CNE), organismo que prestou serviços de infraestrutura, como a construção de estradas e o reparo de pontes.

Outros resultados

Entre os outros 19 candidatos estiveram o ex-primeiro-ministro Yvon Neptune e vários ex-ministros, como Leslie Voltaire, Yves Christalin e Josette Bijou. Segundo o CEP, a participação dos eleitores no pleito presidencial foi de 22,87%.

Quanto às eleições legislativas, dois candidatos a senador se elegeram no primeiro turno, um deles pertencente ao Inite e o outro ao Alternative. Dos candidatos que concorrerão pelas nove cadeiras restantes no segundo turno, oito são do Inite. Na Câmara dos Deputados, 18 parlamentares se elegeram, nove deles do Inite e nove de outros partidos. Dos candidatos que concorrerão às 81 cadeiras de deputado, que serão preenchidas no segundo turno, 58 são do Inite, formação que obteve o maior número de votos.

Anúncio

O anúncio dos resultados provisórios era aguardado com grande expectativa no Haiti, em cuja capital, Porto Príncipe, foram registrados grandes engarrafamentos no fim da tarde, quando milhares de cidadãos retornaram a suas residências para acompanhar a transmissão ao vivo dos dados oficiais.

Os resultados, divulgados com três horas de atraso, são provisórios e deverão ser ratificados em 20 de dezembro. O segundo turno das eleições será realizado em 16 de janeiro. O pleito foi realizado em meio a denúncias de fraude e irregularidades por parte de 12 dos 19 candidatos presidenciais, que pediram a anulação do processo.

A candidata vencedora, Mirlande Manigat, e o terceiro colocado, Michel Martelly, denunciaram as irregularidades, mas mudaram de posição no dia seguinte ao pleito e pediram que o processo eleitoral seguisse seu curso. Martelly solicitou que se respeitasse a voz do povo haitiano, e Manigat assegurou que seguiria na corrida eleitoral por estar convencida de que tinha muita chance de vencer.

As eleições foram observadas por diferentes entidades nacionais e internacionais, entre elas uma missão conjunta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comunidade do Caribe (Caricom), cujos responsáveis admitiram as irregularidades, mas manifestaram que a anulação do processo está fora de sua alçada.

Fonte: Terra Magazine