EUA criam página na internet para guerra de informações na AL
O Comando Sul dos Estados Unidos mantém um portal na internet para a guerra de informação de seu Exército na América Latina, com formato similar ao que o Pentágono administra em outras regiões onde tem intervindo militarmente.
Publicado 08/12/2010 09:50
O “Portal Diálogo” pode ser acessado pelo endereço www.dialogo-americas.com e é publicado em três idiomas: inglês, espanhol e português, com informações da atualidade e reportagens especiais dedicadas à América Latina, a partir do ponto de vista do Exército norte-americano.
Segundo texto próprio, o portal é uma revista militar profissional, cujo conteúdo parte de uma determinação do secretário de Defesa norte-americano: a publicação é algo necessário para que se leve ao cabo a atividade pública exigida pela lei do Departamento de Defesa.
O conteúdo e a abrangência da pagina na internet despertou a atenção de uma importante publicação norte-americana, o USA Today. Segundo o jornal, o material possue três características: os textos são escritos por jornalistas locais, contratados para elaborar histórias que se ajustem aos objetivos do Pentágono; um militar sempre deve revisar os materiais publicados, para assegurar que sejam compatíveis a seus objetivos e os jornalistas são pagos por cada material produzido.
Ainda segundo o jornal norte-americano, “Diálogo” é parte dos esforços do Pentágono em criar uma rede mundial de sites em língua estrangeira que promovam os interesses dos Estados Unidos ao redor do planeta.
Comando Sul
O Comando Sul opera na América Latina e no Caribe. É um dos nove comandos que estão atualmente vinculados diretamente à máxima direção do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
No total, o Comando Sul opera em 32 países. Desde 1997 seu quartel está instalado no estado norte-americano da Florida.
Fonte: Cebrapaz, com informações Cubadebate