Sem categoria

"Inflação oficial" em novembro é a maior desde abril 2005

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou alta de 0,83% em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (8). É o maior índice mensal desde abril de 2005, quando havia atingido 0,87%.

A alta do IPCA, mais uma vez, foi motivada pelos alimentos e bebidas, cujos preços aceleraram ainda mais, passando de 1,89% em outubro para 2,22% em novembro. Com isto, o impacto dos alimentos no resultado do mês chegou a 0,51 ponto percentual, o que significa que o grupo respondeu por 61% do índice.

O consumidor passou a pagar, em média, 10,67% a mais por um quilo de carne, cujos preços já registram aumento da ordem de 26,79% neste ano de 2010.

O mês de novembro caracterizou-se pela maior taxa do grupo alimentação e bebidas desde dezembro de 2002, quando a alta foi de 3,91%.

No acumulado do ano, o índice tem elevação de 5,25%, ficando acima do centro da meta de inflação estabelecido pelo governo (4,5%), quando ainda falta um mês para o fim de 2010.

Considerando os últimos 12 meses, o IPCA passou para 5,63%. A meta de inflação do BC pode ter variação de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, ou seja, a inflação poderia ir de 2,5% a 6,5%. O índice de 4,5% é chamado de centro da meta, pois está bem no meio dos extremos.

O IPCA refere-se às famílias com rendimento mensal de 1 a 40 salários mínimos e abrange nove regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém), além do município de Goiânia e do Distrito Federal.

Com agências