Curso de Formação Nível I acontece nos dias 11 e 18 de dezembro

O PCdoB de Porto Alegre promove nos dias 11 e 18 de dezembro o curso de formação nível I direcionado as novas lideranças que se filiaram recentemente ao partido (cerca de 20 pessoas) e para militantes da UJS (cerca de 20 jovens). As aulas acontecem na sede estadual do partido e iniciam às 8h.

A realização do curso de formação é fundamental para que o PCdoB possa implementar a nova política de quadros e tornar os militantes aptos a contribuir com o debate de ideias presente na sociedade. Como destaca o Secretário de Formação Política de POA, Leandro Alves, o PCdoB cresce a cada dia, tornando uma opção política para várias lideranças políticas que ingressam no partido. “Por isso a Formação Política é essencial, pois o PCdoB quer transformar a realidade de nosso país e para tanto tem que ter quadros que tenham capacidade de intervir na luta política com qualidade, aumentando, assim, prestigio partidário frente à sociedade”, destaca o dirigente municipal.

O curso abordará termas como Origem e desenvolvimento da sociedade, Socialismo como necessidade histórica, e Concepção, a História e as lutas do Partido Comunista do Brasil. A novidade é o módulo Conselho Tutelar, incluído a pedido de novos militantes que concorrerão às eleições em 2011. Ministrado pela camarada Carmem Lopes, Conselheira Tutelar e Leandro Alves, ele irá abordar questões como estrutura, importância e papel deste órgão.

Programa:

Origem e desenvolvimento da sociedade: Discute a importância de se entender a sociedade onde se vive para poder transformá-la. Introduz noções de modos de produção (forças produtivas + relações de produção), de transformações sociais e sobre o papel do trabalho e da luta do povo. Estas noções serão exemplificadas, fundamentalmente, a partir da história da sociedade brasileira.
Professor: Matheus Fiorentini.

Socialismo como necessidade histórica: Apresenta noções gerais sobre a luta pela superação do capitalismo e pela conquista do socialismo, tendo por base as características da sociedade brasileira atual.
Professor: Leandro Alves, Secretário de Formação Política de POA.

Concepção, a História e as lutas do Partido Comunista do Brasil: Apresenta as noções gerais sobre partidos, partidos e movimentos e as linhas gerais da concepção, história, estruturação e desafios do PCdoB para a realização de seu projeto político expresso no Programa Socialista.
Professores: Edson Puchausck, Secretário de Organização do Partido em POA, e Daniel Sebastiani, Secretário Estadual de Formação.

Conselho Tutelar: Estrutura, importância e papel deste órgão.
Professores: Carmem Lopes, Conselheira Tutelar e Leandro Alves, Secretário de Formação Política de POA.

Da redação local