Sem categoria

Josias: Dilma quer Ciro no Ministério; ele pede tempo para pensar

Em conversa com o presidente do PSB, Eduardo Campos, a presidente eleita, Dilma Rousseff, teria ressuscitado a ideia de levar o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) para o primeiro escalão de seu governo, em um espaço destinado do PSB.

Segundo informação publicada na coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo, no desenho proposto por Dilma, Ciro voltaria para o Ministério da Integração Nacional e Fernando Bezerra Coelho, que Campos havia escolhido para essa pasta, assumiria a Secretaria de Portos. Caso Ciro recusasse a oferta, Bezerra ficaria com a Integração, deixando a Secretaria de Portos para Beto Albuquerque.

A volta do nome de Ciro, que está no exterior, levou a uma série de conversas internas no PSB na última sexta-feira. A definição, entretanto, deve ficar para a próxima quarta-feira. De acordo com o Blog do Josias de Souza, Ciro teria sido consultado sobre a ideia de Dilma e pediu tempo para pensar. Ficou de dar a resposta nesta semana.

Eduardo Campos teria acionado o irmão de Ciro, o governador cearense Cid Gomes, também filiado ao partido, para que ele contactasse Ciro. Por telefone, o deputado respondeu com o pedido de tempo.

Nesta semana que se inicia, a presidente eleita deve anunciar pelo menos 21 ministros – caso não seja criado nenhum novo ministério. O objetivo é fechar a equipe ministerial até sexta-feira (17), quando ela será diplomada presidente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A equipe atual tem 37 pastas, entre ministérios e secretarias nas quais o titular tem status de ministro,

Até agora, Dilma anunciou 16 nomes. Na última quarta-feira (6), ela fechou as nomeações dos ministros peemedebistas. Maior partido da base aliada, o PMDB ficou responsável por cinco ministérios.

Por meio de nota, a presidente anunciou que o senador Edison Lobão (PMDB-MA) voltará a comandar o Ministério de Minas e Energia; Wagner Rossi permanecerá como ministro da Agricultura; o deputado Pedro Novais (PMDB-MA) vai assumir o Turismo; o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) ocupará o Ministério da Previdência; e o ex-governador do Rio, Moreira Franco vai liderar a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

A presidente também se preocupou em reforçar a equipe feminina. A jornalista Helena Chagas vai para a Secretaria de Comunicação Social. Três mulheres petistas também terão pastas do governo Dilma. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ficará com a Secretaria de Pesca e Aquicultura, e a deputada Maria do Rosário (PT-RS), vai comandar a Secretaria Especial de Direitos Humanos. Já Miriam Belchior, foi indicada para o Ministério do Planejamento.

A equipe econômica foi a primeira a ser anunciada. Além de Belchior, terá Guido Mantega no Ministério da Fazenda e o diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, como presidente do BC.

Com agências