Direção da TVPE realiza encontro público para prestar contas

A atual diretoria da TV Pernambuco realiza na próxima terça-feira (14), a partir das 16h, em sua sede no bairro da Boa Vista, encontro público onde prestará contas dos nove meses à frente da direção da emissora. O grupo liderado pelo articulador cultural Roger de Renor assumiu a direção da TVPE em março de 2010.

No encontro os diretores da TVPE vão também apresentar o Plano atual do processo de reformulação da emissora iniciado ainda na gestão da deputada federal eleita, Luciana Santos (PCdoB), na Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma).

Para o publicitário Guido Bianchi, membro do grupo de trabalho, nesse momento em que tanto se debate a questão da democratização da mídia, é muito importante a participação dos diversos segmentos sociais. “Mais uma vez, estamos convocando a militância, ativistas do movimento social e representantes de entidades sindicais, de jovens, etc., para marcar presença em mais essa iniciativa visando à transformação da TVPE em emissora pública”.

HISTÓRICO

Reconhecendo a legitimidade do movimento em prol do direito à comunicação e a necessidade de incorporá-lo aos avanços de sua gestão, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, convidou no final de 2009, representantes dos grupos envolvidos no debate dessa questão a elaborar uma proposta ideal de gestão para a tevê pública.

Em março de 2010, o articulador cultural Roger de Renor assumiu a diretoria do órgão e nomeou um Grupo de Trabalho com as seguintes metas: diagnosticar as necessidades de mudanças e produzir um relatório de modernização técnico e operacional da tevê atentando para as inovações tecnológicas; criar um novo modelo de gerenciamento; iniciar a implantação de uma nova grade de programação que respeite os Direitos Humanos, privilegiando a produção local; e incrementar as relações de parceria com a rede pública de emissoras, em especial a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a TV Universitária.

Essas metas foram estudadas e estão na proposta de gestão que vai iniciar a nova fase da emissora. “Quando a nova direção assumiu o Departamento de Telecomunicação de Pernambuco (Detelpe) pôde-se perceber que as dificuldades contrastavam com o comprometimento daquelas pessoas que colocavam a televisão no ar todos os dias. Antigos funcionários dedicados estavam trabalhando num ambiente que muitas vezes não colaborava para o bom andamento do serviço”, explica Roger de Renor.

De acordo com ele, a rede de transmissores e retransmissores é antiga e não está em boas condições de uso. “O sucateamento e a falta de equipamentos fazem com que várias retransmissoras estejam fora do ar ou com sinal deficiente em cidades importantes como Petrolina e Garanhuns, além da própria Região Metropolitana do Recife. Foram percebidos também problemas em relação à sustentabilidade financeira, além da carência de profissionais de produção e captação de recursos”, resume.

“Este quadro fez com que, além de fomentar e conduzir a discussão sobre um novo modelo de televisão pública em Pernambuco, a nova direção tivesse que realizar alguns ajustes no momento em que assumiu a gerência, como a aquisição de peças para recuperação dos transmissores, melhorando a cobertura nas cidades pólos e área metropolitana em Recife”, explica o diretor geral da emissora.

Com isso, por exemplo, Petrolina voltou a receber a imagem da TV Pernambuco com qualidade. Fernando de Noronha, por sua vez, ganhou um novo canal de transmissão, que antes era veiculador da Rede Globo (canal 11), contando assim com o melhor sinal da ilha, através da instalação de um novo retransmissor.

Fonte: site de Luciano Siqueira