Sem categoria

Cúpula Social do Mercosul debaterá integração e desenvolvimento

A 10ª Cúpula Social do Mercosul começa nesta terça-feira (14) no Cineteatro Barrageiro, antigo cinema dos operários que construíram a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O evento irá receber cerca de 700 lideranças da sociedade civil da América do Sul.

O encontro seguirá até sexta-feira (17) com a realização de seminários, mesas-redondas, conferências, debates e o lançamento do programa Amizade sem Fronteiras, além de outras atividades propostas pelos movimentos sociais.

A Cúpula Social é promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com redes e plataformas sociais sul-americanas e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Diversas entidades da Coordenação de Movimentos Sociais (CMS), entre elas o Cebrapaz, participam do encontro.

Além das plenárias dos movimentos sociais, estão previstos o seminário 20 Anos do Mercosul, a mesa-redonda Universidade e Integração, o lançamento do programa Amizade Sem Fronteiras: a Turma da Mônica no Mercosul e o lançamento de uma edição especial, em espanhol, do livro Formação Econômica do Brasil, do economista Celso Furtado.

O evento antecede a Cúpula do Mercosul, que acontecerá nos dias 16 e 17 e reunirá os 12 chefes de Estado do bloco sul-americano. Na ocasião, presidentes estarão focados na adoção do Estatuto da Cidadania do Mercosul, mecanismo que conta com medidas como a unificação dos registros de carteiras de identidade e de matrículas veiculares dos países envolvidos (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Durante a reunião dos chefes de Estado, a presidência temporária do Mercosul será passada do Brasil para o Paraguai.

Programação

A abertura da Cúpula Social será realizada nesta terça, a partir das 18h30, e terá a participação de Marilena Chauí (Universidade de São Paulo, Brasil), Aldo Ferrer (Universidade de Buenos Aires), Gerardo Caetano (Universidade da República, Uruguai), Emir Sader (Universidade Federal Fluminense, Brasil) e Maria Magdalena Rivarola (Instituto Social do Mercosul, Paraguai) — o tema será "Integração, Democracia e Desenvolvimento".

Na quarta-feira (15), a programação da Cúpula Social terá continuidade a partir das 8h30 com a realização de atividades simultâneas, como a ‘Plenária da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul’, ‘Perspectivas para a integração sul-americana’, Reunião Especializada da Juventude do Mercosul’, entre outras atividades promovidas pelos movimentos sociais.

Da redação, com agências