BA: Fórum debate projetos para organização do Mundial de 2014

O 2º Fórum Copa Bahia 2014 foi aberto na manhã desta quarta-feira (15), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, com objetivo de dar continuidade à discussão permanente dos assuntos preparatórios para o Mundial de Futebol. “É preciso pensar a Copa além dos jogos; pensar no que ficará de legados para a população”, destacou o secretário Extraordinário para Assuntos da Copa (Secopa), Ney Campello.

A mesa de abertura reuniu o gerente de Marketing da FIFA, Jay Neuhaus; o responsável pela elaboração do Plano Diretor do Comitê Organizador da Copa da África do Sul 2010 e pelo overlay (estruturas temporárias) da Copa da Alemanha e da Copa das Confederações 2009, Rainer Quenzer; o presidente do Consórcio Fonte Nova Participações, Dênio Cidreira; o coordenador do Escritório Municipal da Copa, Leonel Leal; o presidente da Conder, Nilton Vilas Boas; o superintendente do Sebrae-BA, Edival Passos; a vereadora e presidente da Comissão de Esporte da Câmara Municipal de Salvador, Olívia Santana (PCdoB); secretários de Estado e representantes do Instituto João Havelange, da Federação Baiana de Futebol e do Conselho Baiano de Turismo.

Tendo a sustentabilidade ambiental como tema central, o fórum abriu espaço para o Projeto Cidade Bicicleta: Mobilidade para todos, que defende a maturidade da acessibilidade e da mobilidade, abarcando a bicicleta como instrumento para uma gestão urbana sustentável e de caráter de inclusão. Um grupo de mais de 100 ciclistas foram pedalando da Sereia de Itapuã até o local do evento, com a participação da ativista e apresentadora de programa de esporte na TV fechada, Renata Falzoni.

A programação da manhã contou com a apresentação dos painéis Tecnologias de Espetáculo em Megaeventos Esportivos – Estruturas temporárias e Overlays; Mega Eventos e Inovação; Marketing e Promoção na Copa 2014: como se planejar para cumprir as normas da FIFA. Também foi exibido vídeo “Futebol além dos sentidos”.

Os debates seguem durante toda a tarde, abordando temas como promoção internacional e hospitalidade; gestão e operação de arenas esportivas; e telecomunicações e cidades digitais. O II Fórum Copa Bahia 2014 ainda conta stands de cidades baianas candidatas a Centros de Treinamentos Oficiais durante a competição; entre elas, Barreiras, Feira de Santana, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Vera Cruz e Vitória da Conquista. O encerramento será ao som da banda Moinho.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Secopa