TVPE anuncia criação da Empresa Pernambucana de Comunicação

A nova gerência da TV Pernambuco fez um balanço das ações realizadas no período de março a dezembro, na última terça-feira (14), na sede da emissora. Na ocasião, estiveram presentes estudantes, jornalistas, produtores, artistas, representantes de organizações sociais e autoridades.

“Estamos caminhando para próxima etapa desta gestão com a sensação de missão cumprida. Com o projeto da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC) encaminhado à Assembleia Legislativa, a instalação dos novos equipamentos para ampliação da transmissão pelo Estado e várias parcerias fechadas com redes e entidades produtoras de conteúdo”, resume o Gerente-Geral da TVPE, Roger de Renor. Roger aproveitou o encontro para reforçar a importância da sociedade neste debate. “Tudo que criamos até agora foi uma iniciativa coletiva e estamos contando com a participação de todos para continuar a construir uma tevê pública de verdade”, afirma.

Durante o evento, a nova gerência recebeu o apoio do atual Secretário estadual da Casa Civil, Ricardo Leitão, que visitou a sede da TVPE. Leitão reconheceu a força que o Grupo de Trabalho tem reunido nos debates públicos e também com o Governo, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

O atual secretário da pasta de C&T, Anderson Gomes, também compareceu ao encontro e demonstrou total apoio às novas prioridades da tevê, que é a efetivação de um Conselho Gestor, por meio da EPC, assim que aprovada em Assembléia. “Estamos alegres com as mudanças que a TVPE vem passando e acredito que Roger de Renor e toda a atual equipe estão fazendo um trabalho sólido que deve permanecer, independente do Governo”, analisou Gomes.

De acordo com Ricardo Leitão, o Governo do Estado vai enviar em fevereiro, à Assembleia Legislativa, o projeto que cria a EPC.

BOAS NOVAS

Novos programas na grade, parcerias com produtores independentes e instalação de mais equipamentos para transmissão do sinal da TVPE em 100% do estado são prioridades para o próximo ano. “Com a autorização da EPC na Assembléia, vamos definitivamente ter condições de movimentar a TVPE”, explica Roger de Renor. A Empresa Pernambucana de Comunicação vai possibilitar a criação de editais para inserção de novos programas, contratação de funcionários, compra de mais equipamentos e a preparação para o sistema digital. “É importante ressaltar que a nova gerência passará a ser um Conselho Gestor composto por quinze membros, sendo oito representados pela sociedade civil, o que amplia a pluralidade representativa da emissora”, explica.

BALANÇO

Durante o encontro com a nova diretoria da TVPE, o secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, falou sobre o passado da emissora e sobre o que o Governo espera que ela se transforme nos próximos anos. “Desde 2008 vimos discutindo um novo formato para a TVPE. A história toda começou errada. Quando foi criada ela era um departamento do Detelpe, um órgão de engenharia. Não havia como contratar jornalistas, produtores e técnicos na área. Ela sempre dependeu de verbas vindas das agências de publicidade do governo”.

No Governo Jarbas, ainda segundo ele, foi criada a Movimagem, uma Organização Social (OS) que não foi a solução ideal e nem foi utilizada da maneira correta. Outra fase na “vida” da TVPE foi o início do Governo Eduardo Campos quando foi nomeado para o cargo de gerente-geral um ex-deputado, André Luis Farias. Alf, como é mais conhecido, decidiu ampliar a programação “de qualquer jeito e com os mecanismos que ele tivesse a mão”. Isso, segundo Leitão, causou desconforto dentro do Governo.

Foi então que o governador procurou um formato definitivo que desse à TV condições de atuar no Estado inteiro cumprindo seu papel. Nessa etapa surgiu o nome de Roger de Renor, que montou a sua diretoria e começou a discutir com a sociedade que papel teria a tv pública e como ela poderia manter-se.

“Esses arranjos acabaram. Estamos analisando todo o projeto que foi discutido pelo grupo de trabalho e não tenho dúvidas de que será aprovado pela Assembléia. Não podemos continuar do jeito que está”, conclui Leitão.

PARCERIAS

A parceria foi uma grande aliada desta gestão. Foram firmados contatos com produtores independentes que sinalizaram apoio e cooperação. Entre os principais colaboradores estão a REC Produtores, Luni, Cabra Quente, Aurora Filmes, Ateliê, Jacaré Filmes, Cinemascópio Produções Artísticas, Loucas de Pedras Lilás, Instituto Alana, SOS Corpo, TV Viva, Centro de Cultura Luis Freire, Agência Roda, Comunidade BoiVoador, Rec-Beat Produções, Coquetel Molotov, Astronave Iniciativas Culturais, além de entidades como Abepec, Fepec, Fundação Aperipê, Coordenadoria de Cinema e Vídeo, Televisão da América Latina (TAL), Telesur, Associação de Documentaristas de Pernambuco, Núcleo de TV e Rádios Universitárias, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Fórum Pernambucano de Comunicação, Fórum Permanente de Música de Pernambuco e as emissoras públicas do nordeste, por meio da Rede Nordeste de TV´s Públicas.

Fonte: TV Pernambuco / Conteúdo e Comunicação