Defesa Civil de Maranguape monitora áreas de risco

Intervenções de limpeza e desobstrução de canais e bueiros. Estas são duas ações principais que deverão ser realizadas para evitar transtornos para população em 2011. Esta foi uma constatação do coordenador municipal da Defesa Civil de Maranguape, Antonio Silvio Nunes Costa, quando na visita técnica no Parque das Rosas, na última semana.

No local, será nescessária a desobstrução da entrada do canal, retirando-se uma cerca de arame que dificultará a passagem de galhos e outros tipos de resíduos que elevarão o nível das águas alagando as áreas próximas.

Ainda no Parque das Rosas, Silvio Nunes visitou as duas barragens, no sitio Santa Rita, de propriedade do Sr. Teixeira. “As barragens estão quase secas e as paredes e vertimentos (sangradouros) apresentam bom estado de conservação”, explica.

No bairro de Outra Banda, próximo ao lava jato em frente a Faculdade Kurios há um bueiro que precisa ser desobstruido. Na Rua Luiz Girão no Novo Maranguape, observou- a presença de lixo e que sem duvida necessita de uma catação, como ação preventiva de controle e combate a Dengue. A Defesa Civil visitou ainda duas residências que ficaram alagadas e orientou os proprietários a tomarem algumas medidas para evitarem transtornos futuros.

Durante a visita ao longo do riacho que atravessa o bairro Novo Maranguape, observou-se que foi feito roço as margens, porém parte do material se encontra na calha do riacho e que precisa ser retirada para evitar o barramento das águas. Em alguns trechos do calçamento que foi feito é preciso colocar proteção pois as chuvas que caíram já estão provocando erosão e destruindo o calçamento da Rua Francisco Silva Oliveira.

O último bairro visitado foi o Pato Selvagem, com a participação do Sr. Pantico, do NUDEC que conduziu aos pontos críticos da localidade. O vertimento(sangradouro) do açude Pato Selvagem é o local que necessita limpeza, pois está sendo utilizado para depósito de lixo.

A próxima visita será aos açudes, para verificar o estado de conservação das paredes e vertimentos, principalmente, aqueles que foram motivo de preocupação na quadra chuvosa de 2009.

Fonte: Prefeitura de Maranguape