Sem categoria

Jogador Ronaldo não revela voto, mas diz 'torcer muito' por Dilma

Em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), o craque Ronaldo afirma que está muito otimista com o Brasil. "O país vai continuar no mesmo ritmo de crescimento. Eu fui para a Europa agora. Vejo o quanto eles lá estão sofrendo com essa crise econômica. E aí você valoriza o nosso crescimento. Eu tenho certeza de que isso vai continuar", disse o craque.

Segundo ele, o Brasil encontrou o seu espaço, assumiu o seu lugar no mundo. "A gente apoia [a presidente eleita Dilma Rousseff] e torce muito para que ela faça um governo bom. Mas eu não revelo o voto, eu nunca digo em quem votei nas eleições."

Ronaldo afirmou sempre que o presidente Lula pediu, colaborou de alguma maneira. "Eu fiz a campanha da certidão de nascimento [que incentivava que brasileiros que não tinham o documento fossem a um cartório fazer o seu registro]. E algumas outras também. Eu estarei torcendo por ela [Dilma] e sempre disponível para ajudar", disse.

Veja, abaixo, a íntegra da coluna de Mônica Bérgamo com declarações de Ronaldo:

Time dos sonhos

A família de Ronaldo dobra de tamanho -e ele já planeja grandes festas com ela em 2011

André Schiliró

Ronaldo posa para as lentes d eAndré Schiliró em uma das versões de
fotos feitas para uma campanha publicitária

"As festas de fim de ano só trazem boas lembranças", diz o craque Ronaldo. Na infância, ele invariavelmente ganhava uma bola de futebol, dos pais ou de algum parente. No fim da adolescência, já jogador de futebol, os Natais passaram a ser celebrados na casa de sua mãe, Sônia. Eram até 70 pessoas reunidas, na maior confusão. Neste ano, ele comemorou com a família mais próxima, que cresceu: além do nascimento de Maria Alice, em abril, o jogador reconheceu o filho Alexander, de cinco anos, do relacionamento com Michele Umezu. Ele conversou com a coluna sobre as alegrias deste ano e o otimismo com que chega a 2011:

MELHORES LEMBRANÇAS
Eu gosto de Natal, eu adoro o Natal. A minha maior lembrança dessa época na infância é a de que eu sempre ganhava uma bola de futebol de presente. Eu ganhava bola no Natal, ganhava bola no aniversário também.
 

*
Quando eu era criança, a gente sempre passava o Natal reunido em alguma casa da família. Depois que eu me tornei jogador, as festas passaram a ser na casa da minha mãe. Nos últimos anos todos foram lá. Eram 40 familiares dentro de casa, dormindo com a gente. E na festa tinha mais gente ainda, 60, 70 pessoas. Meus pais têm muitos irmãos. Minha mãe tem sete ou oito. O meu pai, quatro. Eram tios, tias, primos, todos lá em casa.

*

E sempre tinha alguém que se vestia de Papai Noel para alegrar a criançada. Nos últimos dez anos, quem se vestiu de Papai Noel fui eu.

*

Neste ano, decidimos fazer a festa aqui em São Paulo. Mas com a família, assim, mais fechada, a minha e a da Bia. Meu pai, minha mãe, a família da Bia e a filharada.

*

OS FILHOS
A chegada de dois novos filhos foi uma coisa maravilhosa que me aconteceu neste ano. A Maria Alice, que é uma menina, e o Alex. Agora são dois casais, quer coisa mais perfeita do que isso? Eu sempre tive o sonho de ter muitos filhos e agora realizei o meu sonho.

*

Mas agora eu já "fechei a fábrica". Liguei os canais, fiz vasectomia.

*

A chegada do Alex tá sendo muito boa, a convivência dele com a nossa família, comigo. Logicamente que a gente vai se aproximando aos poucos…

*

Quando eu o vi pela primeira vez, foi maravilhoso. Ele veio correndo para mim, já foi logo me abraçando.

*

E ele é corintiano, né?
[Dando risada] Mais um corintiano na família!

*

E ele foi superbem aceito na família. Na festinha da Maria Sophia [outra filha de Ronaldo que fez aniversário de dois anos na semana retrasada], ele foi o rei.

*

É uma pena a gente não ter tido esses cinco anos de convivência, eu acompanhando tudo dele e ele também acompanhando tudo. A Michele começou o processo [de reconhecimento de paternidade] quando ele tinha três anos. A Justiça é lenta e demorou até a decisão final. Mas tudo são águas passadas, virou a página, acabou.

*

As crianças tiveram zero ciúmes do Alex. Todo mundo está muito feliz com a chegada dele. Eles estão super entrosados.

*

Quero ensinar a ele as coisas essenciais que a minha família me passou. O respeito às pessoas, os valores. E a humildade, que é como nós somos. Eu quero educar o Alex como eu fui educado.

*

Ele vai morar em São Paulo com a mãe dele. Vamos nos ver bastante. Ele faz aniversário dois dias depois do Ronald [que também passou a morar na cidade] e da Maria Alice. Os dois nasceram no dia 6 de abril. Ele nasceu no dia 8 de abril. Então no ano que vem nós vamos fazer uma festa com três ambientes: um para os amigos do Ronald, que vai fazer 11 anos; outro para os amigos do Alex, que vai ter seis; e mais um para a Maria Alice, que vai completar um ano.

*

O Ronald está chegando na adolescência, mas eu tenho muita tranquilidade em relação a ele.

*

A gente está investindo muito na educação dos filhos. Por isso eu fico tranquilo, não tenho preocupação [em relação às drogas, por exemplo].

*

A única preocupação que tenho com os filhos é em relação à segurança. É onde eu tenho o meu maior desfalque no fim do mês.

*

Vamos entrar em 2011 no mesmo apartamento. Ainda estamos fazendo algumas reformas na casa que compramos. Mas eu acho que no ano que vem a gente consegue se mudar.

*

DILMA
E eu estou muito otimista com o Brasil. O país vai continuar no mesmo ritmo de crescimento. Eu fui para a Europa agora. Vejo o quanto eles lá estão sofrendo com essa crise econômica. E aí você valoriza o nosso crescimento. Eu tenho certeza de que isso vai continuar.

*

O Brasil encontrou o seu espaço, assumiu o seu lugar no mundo.

*

A gente apoia [a presidente eleita Dilma Rousseff] e torce muito para que ela faça um governo bom.

*

Mas eu não revelo o voto, eu nunca digo em quem votei nas eleições.

*

O presidente Lula, sempre que ele pediu, eu colaborei de alguma maneira. Eu fiz a campanha da certidão de nascimento [que incentivava que brasileiros que não tinham o documento fossem a um cartório fazer o seu registro]. E algumas outras também. Eu estarei torcendo por ela [Dilma] e sempre disponível para ajudar.

*

A Copa de 2014 vai ser uma maravilha. Tô superotimista. Eu tenho certeza de que vamos dar um espetáculo. Num evento desse porte a gente sabe que não pode errar. E eu sei que as autoridades têm consciência disso. Vamos dar show.