Sem categoria

Na Itália, governo e oposição desconfiam do Judiciário

De acordo com documentos diplomáticos dos Estados Unidos revelado pelo Wikileaks, o presidente italiano, Silvio Berlusconi e Massimo D’Alema, ex-primeiro-ministro e líder do Partido Democrático, compartilham da mesma visão de desconfiança da magistratura da Itália.

D’Alema teria dito ao então embaixador Ronald P. Spogli, em documento emitido em julho de 2008, que “embora a Justiça italiana se considere tradicionalmente de esquerda, a magistratura é a maior ameaça ao Estado italiano”.

O tema da tensa relação entre a Justiça e os políticos italianos também foi objeto de outro despacho confidencial enviado em 1º de janeiro deste ano. Nele, o atual embaixador dos EUA, David Thorne, escreveu que “Berlusconi identificou sem evasivas a ‘magistratura’ como o grande problema (do país) e que estava pronto para forjar uma aliança com a centro-esquerda para pôr em marcha uma reforma da Justiça”.

Na mesma ocasião, o primeiro-ministro italiano teria aproveitado para lamentar o tratamento que recebe dos juízes. “Afirmou que um sistema legal em que os casos nunca se resolvem definitivamente – podem absolvê-lo de um delito, mas todo caso pode ser reaberto mais tarde – intoxica o sistema econômico e político italiano e argumentou que isso é justamente o que aconteceu em seu caso, que mesmo tendo sido absolvido no passado as mesmas acusações seguem retornando repetidamente”, afirmou em despacho Thorne.

Clique aqui para acessar o documento completo

Fonte: Opera Mundi