Sem categoria

PCdoB no Ceará contabiliza vitórias e conquistas em 2010

Após o anúncio do novo secretariado do Governo Cid Gomes (PSB), feito nesta segunda-feira (27), os comunistas no Ceará avaliaram os desafios e as contribuições do Partido para a administração estadual. Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), presidente estadual do PCdoB, avalia que o critério usado foi o da competência e representação política. “Nós nos sentimos contemplados pela manutenção de Arruda Bastos na Secretaria de Saúde do Estado, uma das mais disputadas e estratégicas”, afirmou.

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) também destacou a participação do partido na nova equipe da administração estadual. “Acreditamos que o governo terá todas as condições de ter um desempenho positivo nessa segunda gestão. O PCdoB fará sua parte, contribuindo pra isso”.

Ainda sobre Arruda Bastos no cargo de Secretário da Saúde, o deputado disse que “ele terá condições de dar continuidade ao trabalho que ele mesmo iniciou ao lado de João Ananias (eleito, assim como Lopes, deputado federal, também pelo PCdoB), em uma das pastas mais difíceis da administração, mas com grandes possibilidades de melhorar a vida população. Uma secretaria em que o governo vem investindo mais recursos”, observa.

Mais apoio

Para Patinhas, o Governador Cid Gomes procurou aliar vários critérios para montar seus novos gestores. “Um dos critérios foi o da competência. A maioria dos secretários anunciados veio do primeiro governo. Outro critério é a representação política dos partidos. E nós que fazemos parte do PCdoB nos sentimos contemplados pela manutenção de Arruda Bastos na Secretaria de Saúde do Estado, uma das mais disputadas e estratégicas”, considera.

Patinhas acrescenta ainda um terceiro critério que considera ter sido avaliado por Cid Gomes para a composição dos novos secretários: ampliar a representatividade dos partidos aliados. “Além de PSB, PT, PMDB e PCdoB que já estavam juntos desde o primeiro mandato, Cid Gomes incluiu representantes do PDT e do PRB. Com isso, Cid terá mais apoio para governar”, avalia.

Em busca de avanços

O presidente estadual do PCdoB considera que o segundo governo de Cid Gomes conquistará mais avanços. “Com a ajuda da presidente eleita Dilma Rousseff, não tenho dúvidas de que o Ceará dará passos ainda maiores para o desenvolvimento do Estado e para uma melhor qualidade de vida do cearense”.

Além disso, acrescenta Patinhas, estes próximos anos serão de uma oposição enfraquecida. “As eleições nos permitem visualizar este cenário. O PSDB deverá continuar em declínio. Além disso, percebemos o crescimento e o fortalecimento das forças mais avançadas no Estado”, analisa.

Para Patinhas, o ano de 2010 foi de muitas vitórias. O dirigente cita a atuação do PCdoB durante as eleições com as vitórias da Presidente Dilma Rousseff (PT), Cid Gomes (PSB) Governador, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) Senadores, a derrota de Tasso Jereissati (PSDB) no Senado, além de dobrar a bancada comunista cearense na Câmara Federal com as vitórias de Chico Lopes e João Ananias e a manutenção da cadeira na Assembleia Legislativa com o deputado estadual Lula Morais.

“Com a permanência de Arruda Bastos como Secretário de Saúde do Estado, fechamos o ano com ‘chave de ouro’. Trabalharemos para atuar politicamente no sentido de reforçar nossa parceria com Cid Gomes e com o próprio PSB e buscaremos preparar o PCdoB para os grandes desafios políticos e administrativos que surgirão nos próximos anos”, projeta.

Conquistas e desafios

Para Arruda Bastos, os desafios para o segundo mandato são proporcionais às conquistas alcançadas na primeira gestão. “Nosso maior desafio é fazer funcionar bem o que construímos durante esses quatro anos e buscar investir ainda mais na atenção básica, onde a população possa ter acesso ao atendimento de saúde”.

Para o comunista, não basta, porém, manter esses equipamentos. É preciso ampliar o que vem sendo feito para que, cada vez mais, a população tenha acesso às unidades de saúde com qualidade.

“Para isto, lutaremos por mais investimentos e recursos. Buscaremos melhorar a assistência básica, humanizar o atendimento, reduzir as filas, valorizar o servidor e ampliar a capacitação da categoria”, enumera.

Outra questão que deverá receber atenção da Sesa nos próximos anos são os recursos. “Iremos lutar pela regulamentação da Emenda 29, que busca assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde, além de defender a criação de uma contribuição social da saúde ou ainda a volta da CPMF”.

Arruda Bastos informa que foi aprovado no Orçamento Federal para 2011 cerca de R$70,9 bilhões de reais para a Saúde. “Deste valor, já temos um déficit de cerca de R$30 bilhões. Este montante é insuficiente para a demanda que o país tem na área”, afirma.