Sem categoria

Coreia do Norte defende eliminação dos confrontos com o Sul

Democrática da Coreia fez um chamamento a eliminar o quanto antes o estado de confrontação entre o Norte e o Sul, a fim de iniciar uma nova etapa na reunificação independente.

A mensagem nesse sentido apareceu num artigo publicado pelo jornal “Rodong Sinmun”, destacando que as relações entre as duas Coreias jamais poderão melhorar em meio a crescentes tensões e um maior perigo de guerra.

O artigo acrescenta que enquanto persistir o estado de confrontação e não houver diálogo, contatos e cooperação, os esforços pela reconciliação não frutificarão nem a paz prevalecerá na península.

O jornal considera a necessidade de eliminar a mencionada situação um primeiro requisito para melhorar esses vínculos e também promover a reconciliação e a reunificação da pátria.

Recentemente, em outro artigo, publicado no dia 1º de janeiro, “Rodong Sinmun” afirmou que esse último objetivo constitui uma tarefa urgente para a nação coreana, ao qualificar de tragédia insuportável que persista até hoje a divisão iniciada em meados do século passado.

As relações entre Pyongyang e Seul vivem renovadas tensões desde finais do ano passado depois de um incidente em que a parte Norte respondeu a disparos contra suas águas territoriais feitos pela outra a partir de uma ilha próxima à fronteira marítima.

O Sul reportou quatro mortos e vários feridos devido à troca de tiros, que a República Popular Democrática da Coreia qualificou de provocação instigada pelos Estados Unidos.

Esse episódio foi seguido por várias manobras navais por parte da Coreia do Sul, que agravaram a situação, com o surgimento do risco de incidentes similares.

Fonte: Prensa Latina