Sem categoria

PCdoB saúda Partido vietnamita por seu 11º Congresso

Tem início nesta terça-feira (11) o 11º Congresso do Partido Comunista do Vietnã. Na pauta das discussões está o aprofundamento da política de renovação que tem assegurado, no último quarto de século, elevado nível de desenvolvimento econômico e combate à pobreza.

Nesta ocasião, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) enviou ao Partido vietnamita a mensagem abaixo:

Ao 11º Congresso do Partido Comunista do Vietnã

Estimados camaradas,

É com grande alegria que o Partido Comunista do Brasil saúda a realização do 11º Congresso do Partido Comunista do Vietnã, nos próximos dias 11 a 19 de janeiro de 2011, em Ha Noi. Em nome dos membros e simpatizantes do PCdoB, fazemos chegar nossos votos de grandes êxitos ao conjunto dos delegados presentes a vosso Congresso.

O 11º Congresso do Partido Comunista do Vietnã ocorre em meio a importantes conquistas do povo vietnamita, decorrentes de sua luta por avançar na transição ao socialismo sob as condições peculiares do Vietnã. Em especial, vosso Congresso passará em revista a estratégia de desenvolvimento socioeconômico da última década e apontará desafios para a segunda década do século X11º em que acabamos de ingressar.

A despeito da sistêmica e estrutural crise do capitalismo, registramos que o Vietnã vem mantendo um crescimento importante, com índices similares ou maiores que os 6,5% previstos para o passado ano de 2010. Apreciamos a busca do Partido Comunista do Vietnã em avançar na industrialização e na capacitação tecnológica do país, visando gerar uma melhor qualidade de vida para o conjunto do povo, e em persistir no aperfeiçoamento da economia de mercado de orientação socialista. Estes importantes êxitos derivam da justa orientação estabelecida por vosso Partido, baseada no marxismo-leninismo e nas idéias do camarada Ho Chi Minh, e desenvolvida desde 1986 com a política da renovação (Đổi mới).

Registramos que as relações entre o Partido Comunista do Vietnã e o Partido Comunista do Brasil, e as relações entre a República Socialista do Vietnã e a República Federativa do Brasil tem se adensado no último período.

Nossos dois Partidos, baseados na recíproca percepção da identidade ideológica e política que possuem, tem intercambiado delegações com relativa freqüência no último período. Em 2010, tivemos a grata oportunidade de assistir a um importante seminário sobre o pensamento de Ho Chi Minh realizado em Ha Noi. Em 2008, uma delegação do PCdoB, chefiada por Renato Rabelo, Presidente Nacional do Partido realizou uma extensa visita a seu país.

Antes, em maio de 2007, tivemos a honra de receber a visita do camarada Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh, em visita oficial ao Brasil, ocasião em que mantivemos uma frutífera entrevista. Nestas e em outras oportunidades, tivemos a possibilidade de melhor compreender vossa realidade e os desafios dos comunistas vietnamitas.

Nosso Partido também registra com satisfação o incremento das relações estatais entre o Vietnã e o Brasil. Um ano após a visita do camarada Secretário-Geral do PCV, Nong Duc Manh, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva e a então ministra e desde o último dia 1º de janeiro, presidente de nosso país, Dilma Rousseff, visitaram o Vietnã. Na ocasião, registrava-se, por exemplo, que o volume do comércio bilateral entre os dois países havia se multiplicou oito vezes entre 2003 e 2007. Essas relações seguem se incrementando.

No mesmo sentido, registramos que, no geral, há uma importante coincidência de posições entre o Vietnã e o Brasil nos grandes temas da situação internacional, em especial, na luta comum contra o imperialismo e por uma linha de independência, paz, cooperação e desenvolvimento para os povos.

Camaradas,

O PCdoB vê com preocupação sinais de deterioração da situação internacional
contemporânea. A persistência da crise econômica do capitalismo, com fortes impactos nos países e alianças imperialistas, tem efeitos dramáticos. Há uma nova onda de aplicação de políticas neoliberais e tentativas de sair da crise jogando seus custos nas costas dos trabalhadores e dos países em desenvolvimento. O recente movimento de desvalorização do dólar é uma tentativa clara neste sentido.

Ao mesmo tempo, o PCdoB valoriza, como importante tendência da presente época histórica, o fortalecimento de novas alianças de países em desenvolvimento. Em especial na América Latina, observamos o avanço da integração solidária e a sustentação de uma tendência democrática, progressista e antiimperialista.

Foi de grande importância, para nosso país e para a América Latina, a terceira vitoria consecutiva para o governo nacional das forças políticas e sociais que estão a frente do Brasil desde 2003. A eleição da presidente Dilma Rousseff promete não apenas a continuidade da linha vitoriosa desenvolvida sob a liderança do presidente Lula, mas aprofundamento das mudanças. Nesse sentido é que o PCdoB apóia e participa do governo brasileiro.

O Partido Comunista do Brasil tem vivido um momento importante de fortalecimento nos últimos anos, aumentando sua presença no Parlamento e nas instituições de governo nos vários níveis, e incrementando sua ação na luta de idéia e nos movimentos sociais, em especial junto aos trabalhadores. Fruto disso o Partido aumenta suas fileiras militantes e seu papel junto à sociedade brasileira.

Camaradas,

Reiterando a amizade, a identidade e a cooperação entre o Partido Comunista do Vietnã e o Partido Comunista do Brasil, reafirmamos nossos votos de pleno êxito ao 11º Congresso de vosso Partido.

Viva a amizade internacionalista entre o PCdoB e o PCV!

Saudações fraternais,

Renato Rabelo, presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil, e Ricardo Alemão Abreu, Secretário de Relações Internacionais do PCdoB