Sem categoria

A China não lutará pela hegemonia mundial, diz vice-chanceler

A China jamais buscará a hegemonia, independentemente de o seu poder ser crescente, disse na última sexta-feira (14) o vice-ministro das Relações Exteriores, Cui Tiankai.

A declaração foi feita durante a abertura de um Fórum de debates sobre política externa, em resposta a uma pergunta sobre se a China irá gradualmente ignorar o ensinamento do antigo líder Deng Xiaoping de manter um baixo perfil.

Cui disse que embora o poder estatal do país tenha se fortalecido ao longo dos últimos 30 anos após a reforma e abertura, a China não mudará sua política externa ou suas metas de desenvolvimento, pois isso não está em conformidade com os interesses da China a longo prazo.

Cui disse ainda que é verdade que a China tem feito progressos notáveis ao longo dos últimos anos, mas também é verdade que o país ainda está muito atrás dos Estados Unidos.

O Fórum, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores , é uma plataforma para a comunicação eo intercâmbio entre os funcionários ministeriais, o empresariado, a academia e a mídia.

Este ano os debates do fórum concentram-se em torno das relações entre a China e os Estados Unidos.

Fonte: China Daily, edição em inglês