Quatro universidades do RJ perdem autonomia por nota baixa do MEC

Quatro instituições de ensino superior do Rio de Janeiro vão perder sua autonomia administrativa em função de consecutivos resultados insatisfatórios nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).

A partir de agora, as universidades não podem mais expandir vagas ou abrir novos cursos sem autorização do MEC. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a medida cautelar passa a valer imediatamente.

As instituições receberam por três anos seguidos um conceito inferior a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador avalia uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade a partir da qualidade de seus cursos de graduação e pós-graduação, em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios; 3, razoável; e 4 e 5, bons.

De acordo com o MEC, a medida terá validade até que a instituição apresente resultado satisfatório – superior ou igual a 3 – nas próximas edições do IGC. Pela legislação, universidades e centros universitários têm mais autonomia do que as faculdades.

As instituições serão visitadas por comissões de supervisão do MEC e podem ser rebaixadas de nível ou mesmo descredenciadas dependendo das condições de ensino verificadas. Outra opção é a assinatura de termos de compromisso com medidas de saneamento a serem cumpridas para sanar as deficiências encontradas.

Veja quais foram as universidades e centros universitários que perderam a autonomia:

Universidade Iguaçu (UNIG)
Universidade Santa Úrsula (USU)
Centro Universitário da Cidade (UniverCidade)
Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (MSB)