Encontro traça estratégias para Salvador sediar abertura da Copa

Em encontro promovido pelo Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau na quarta-feira (19/1), com o apoio da Secretaria da Copa 2014 – Secopa, foram discutidas novas estratégias de promoção e captação do jogo de abertura do Mundial em Salvador. Também participaram representantes da Federação Baiana de Futebol e Federação das Indústrias do Estado, Sebrae, Conselho Baiano de Turismo, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e da Indústria de Hotéis, e dirigentes de clubes.

“Somos a cara da multiracialidade, da pluralidade brasileira, e a Bahia deve participar desse projeto nacional. É preciso que, nas definições, todas as regiões brasileiras possam ser favorecidas com a organização do Mundial. Pleitearemos e nos mobilizaremos até o momento da decisão”, assegurou o titular da Secopa, Ney Campello.

Na oportunidade, o secretário apresentou o “Bidding Book” já entregue a FIFA e que reúne informações sobre a infra-estrutura da capital baiana em termos de hotéis, bares, restaurantes, centros de convenções, aeroporto e porto, além de uma explanação geral da história local. O documento também traz depoimentos do governador Jaques Wagner (PT) e cartas de apoio ao pleito assinadas por personalidades como as cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes, e mesmo gestores de cidades do Norte e Nordeste.

O consenso entre o trade turístico foi de que Salvador tem plena capacidade e condições favoráveis de receber a festa e o jogo de abertura da Copa. “O primeiro passe, o primeiro drible, o primeiro gol, tem que ser em Salvador”, afirma o jingle da campanha soteropolitana, lançado durante o encontro.

Ao final da reunião, que ainda contou com integrantes da Bahiatursa, Empresa Salvador Turismo – Saltur, Associação Brasileira de Agentes de Viagens, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Associações dos Distribuidores e Atacadistas e dos Supermercados, representantes de sindicatos e agências de publicidade, ficou definido um grupo gestor, com representações das diversas entidades presentes, com a missão, justamente, de estar à frente da campanha. A primeira reunião, inclusive, acontece já na próxima semana.

Estimativas da Consultoria Ernest &Young dão conta de que a Copa do Mundo de 2014 vai gerar uma receita de R$ 142 bilhões adicionais para a economia brasileira. Considerado o maior evento esportivo do planeta, também deve atrair 600 mil turistas estrangeiros e movimentar três milhões de brasileiros pelas cidades-sedes.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Secopa