Trabalhadores querem retomada das negociações
Por meio de ofício dirigido ao Gerente Geral da UO-RNCE, Joelson Falcão, e ao gerente do Ativo Mar, Wellington Paiva, o SINDIPETRO/RN está solicitando que sejam imediatamente retomadas as negociações sobre os pontos constantes da pauta de reivindicações dos trabalhadores das plataformas marítimas do Estado. O documento foi protocolado junto à direção local da Petrobrás no dia 29 de novembro de 2010, e não tem merecido a devida atenção por parte da Empresa.
Publicado 20/01/2011 18:08 | Editado 04/03/2020 17:07
Até o momento, no entanto, as respostas encaminhadas ao Sindicato, formalizadas em duas correspondências, foram consideradas insatisfatórias. A primeira foi remetida em 20 de dezembro, após provocação do Sindicato, e a segunda, no dia 29 do mesmo mês, após reunião realizada no dia anterior. Diante da situação, em assembléias realizadas nos últimos embarques, os trabalhadores das plataformas decidiram retomar o calendário de mobilizações se, até o dia 18 de fevereiro, a Petrobrás não responder a pauta de forma satisfatória.
Veja, a seguir, o conteúdo das correspondências encaminhadas aos trabalhadores pela Petrobrás.
No dia 20 de dezembro…
“Analisamos a proposta e já estamos com uma escala de trabalho para 2011 que reduzirá a geração de saldos negativos. A escala de 2011 será disponibilizada pelo ATP-M para os empregados, para que tomem conhecimento”.
“A Unidade, em parceria com o E&P-CORP, está estudando os demais itens da "Proposta dos Trabalhadores das Plataformas Marítimas do Rio Grande do Norte" formulada por esse SINDIPETRO, e informamos que oportunamente será respondida após aprofundamento dos temas pleiteados, inclusive os saldos negativos existentes”.
E, no dia 29 de dezembro…
“Seguem algumas respostas aos pleitos apresentados por esse SINDIPETRO…”
* Retornar à Escala Original de Embarque e Desembarque de 2010 e que os dias negativos gerados, devido às mudanças, sejam abonados pela Empresa, e os dias excedentes sejam pagos como horas extras.
“Conforme informado em nossa resposta no dia 20/12/2010, analisamos toda freqüência dos empregados do ATP-M/OP-RN no período de agosto a novembro/2011, e do resultado dessa análise, os empregados identificados com saldo negativo decorrente das folgas de escala quando previsto para o ciclo de embarque, o tratamento a ser aplicado para esses casos, excepcionalmente, será como "dia neutro", conforme item 4.9 do Procedimento de Freqüência PG-1E1-00194-F”.
“O resultado dessa análise foi apresentado na reunião com esse Sindipetro-RN no dia de ontem (28/12/2010), representado por Jorge Luiz da Silva e Roberto Carlos Felix Amorim, e será divulgado para os empregados”.
* Criar e manter um novo cardápio alimentar que leve em consideração as necessidades nutricionais dos trabalhadores das Plataformas Marítimas do Rio Grande do Norte.
“O cardápio alimentar do Mar do RN é elaborado por profissional da área de Nutrição que leva em consideração não só as necessidades nutricionais dos trabalhadores embarcados, mas também respeita a matriz técnica de incidência alimentar da UO-RNCE (faz parte do Programa Corporativo Alimento Saudável), contudo, o cardápio hoje servido – especialmente do lanche – é mais diversificado do que o estabelecido por essa matriz técnica. Na avaliação atual não há, portanto, necessidade de criar novo cardápio”.
“Por oportuno, informamos que os demais itens da "Proposta dos Trabalhadores das Plataformas Marítimas do Rio Grande do Norte" formulada por esse SINDIPETRO continuam sendo analisados e posteriormente serão respondidos”.