Sem categoria

Irã diz que mundo deve respeitar seu direito à tecnologia nuclear

Qualquer acordo entre Irã e as potências mundiais sobre seu programa nuclear deve ser baseado no direito do país de ter tecnologia nuclear, disse o negociador-chefe iraniano, Saeed Jalili, neste sábado.

Jalili fez os comentários após o fim de dois dias de conversações entre as potências mundiais e o Irã em Istambul, classificadas pela chefe de Política Externa da União Europeia, Catherin Ashton, como "decepcionantes".

"Qualquer conversa e cooperação, e isso eu enfatizei durante as conversações com a senhora Ashton, devem ser baseadas no respeito aos direitos das nações… incluindo o direito do Irã à tecnologia nuclear", disse ele, enfatizando o direito a enriquecimento de urânio.

Jalili reiterou à imprensa que o Irã, em conformidade com o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), "tem o direito ao ciclo de combustão, incluindo o enriquecimento de urânio". "Este direito deve ser reconhecido", afirmou o principal negociador iraniano, antes de acrescentar que se as grandes potências reconhecerem este direito, e sobretudo esta "lógica", "nós estamos dispostos a negociações, até mesmo amanhã".

Com agências