UBM Amazonas busca avanço para as mulheres em todo o Estado

A diretoria estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM) deve reunir esta semana com o governador do Amazonas, Omar Aziz, para saber como serão encaminhadas as propostas de avanço no atendimento às mulheres.

Vanja dos Santos

"Nós estamos vivendo um novo momento. Temos uma presidente do Brasil (Dilma Rousseff) e acabamos de eleger uma senadora (Vanessa Grazziotin). Queremos saber como ele está pensando as políticas públicas para as mulheres do Estado", enfatiza a coordenadora estadual da UBM, Vanja Andréa. O pedido de audiência com o chefe do Estado foi feito na última sexta-feira.

Segundo Vanja, há vários projetos de benefício às mulheres em discussão. Ela destaca a Casa Abrigo, para atender mulheres vítimas de violência, que denunciam seus agressores e não podem voltar para casa por temerem ser assassinadas, que até hoje não saiu do papel. Cita, também, o Centro de Atendimento às mulheres, um serviço multidisciplinar, com psicólogos e assistentes sociais. "Este funciona, mas é restrito à capital e tem pouca divulgação. Nossa intenção é ampliar para o interior do Estado", diz a coordenadora.

Os projetos a que Vanja se refere estão no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, criado em 2006, por iniciativa do então deputado Eron Bezerra (PCdoB). "Desde lá conseguimos avançar em alguns setores, mas queremos expandir essas melhorias", afirma.

Em Manaus, a maior parceira das mulheres, segundo Vanja Andréa, é a Secretaria de Saúde. "Mas não basta. Esse atendimento deve ser expandido para outras áreas", comenta. Semana passada, a UBM encaminhou ofício para o prefeito Amazonino Mendes parabenizando a iniciativa de criação da secretaria de atendimento às mulheres. "Nosso papel é movimentar os poderes e instiga-los a cumprirem suas obrigações", afirma.

De Manaus,
Mariane Cruz