Luiz Caetano é o novo presidente da UPB

Em uma eleição tranquila, com apenas uma chapa disputando o pleito, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), foi eleito presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB na manhã desta quinta-feira (27/1). Caetano é o 24ª presidente da entidade fundada em 1964 e que, hoje, abarca 388 prefeituras afiliadas.

Em entrevista logo após a votação, o gestor destacou a reforma tributária e a luta pela destinação de uma porcentagem do pré-sal às gestões municipais como as principais metas da entidade para o biênio 2011/2012. “Desejo ainda lutar pela busca da autonomia municipal e pelo fim da inadimplência dos municípios, para que eles possam fazer convênios com os governos estadual e federal, e assim trabalhar mais por seu povo. Minha bandeira é o município em primeiro lugar”, afirmou Caetano à frente da chapa A Força dos Municípios.

A votação registrou 89 ausências. Dos 299 presentes, apenas 10 optaram por votar em branco, conferindo ao prefeito de Camaçari uma vitória ratificada pela ampla maioria. A chapa única ainda reúne gestores municipais do PP, PSB, PR, PSDB, PMDB, DEM e PCdoB – que ocupa o Conselho Fiscal, com a prefeita de São Sebastião do Passe, Tânia Portugal. “Isso é interessante no sentido de que fortalece a questão principal, que é o municipalismo, e as questões que se apresentem nas diversas cidades, independente de legenda”, pontuou Tânia.

De perfil democrático, a chapa objetiva, justamente, atuar em parceria com as entidades representativas regionais para fortalecer politicamente a UPB e torná-la mais atuante e influente. “A gente espera que a UPB seja um órgão que se articule no cotidiano com os prefeitos, dando suporte, tanto técnico quanto jurídico, às prefeituras”, endossou a prefeita de Passe.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da UPB