Rodoviários do Rio fazem paralisação de 24 horas

Em assembléia no dia 31 de janeiro, os rodoviários do Rio decidiram fazer uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira (1º). O Sindicato da categoria cobra melhores salários e melhores condições de trabalho.

Eles reclamam que o Rioônibus – sindicato patronal – se recusa a sentar à mesa para negociar com os trabalhadores e que por isso eles decidiram parar por 24 horas como forma de advertência. “Não dá para continuar com essa exploração dos patrões”, declarou o diretor do Sintraturb, Hélcio Cáceres (Mano).

A categoria quer ainda o fim da dupla função (motoristas-cobradores). Segundo o Sindicato, o motorista-júnior, que dirige e cobra ao mesmo tempo, trabalha mais e recebe 40% a menos de salário, em relação a outros motoristas.

A categoria também reclama que não tem horário de almoço e chega a trabalhar 15 horas por dia. Eles pedem uma jornada de 6 horas.

Apoio

A CTB-RJ lançou nota em apoio à paralisação da categoria e “defende a volta dos cobradores, por entender que esta medida abre milhares de postos de trabalho. Tal proposição vai ao encontro do que a população vem reclamando diariamente: que o motorista que dirige e cobra ao mesmo tempo demora muito mais a viagem, além de levar o profissional à fadiga emocional e stress. Também está claro que a dupla função provoca mais acidentes, até mesmo com vítimas fatais”.