Sem categoria

Rússia e EUA ratificam novo acordo nuclear

O ministro russo do de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, trocarão, no próximo sábado em Munique, os documentos de ratificação do Tratado de Redução e Limitação de Armas Estratégicas (Start-3).

Após a entrega mútua desses documentos, que contêm emendas, declarações e recomendações aprovadas na época pelo Congresso dos Estados Unidos e pela Duma russa, o Start-3 entrará formalmente em vigor, disse o Ministério das Relações Exteriores deste país.

Além disso, Lavrov e Clinton discutirão na reunião sobre segurança, em Munique, questões da agenda bilateral e da política internacional.

"O tratado, assinado em abril do ano passado em Praga, cria as bases para relações qualitativamente novas entre os EUA e a Rússia, no âmbito estratégico-militar e permite que se passe a um nível mais alto de cooperação em matéria de desarmamento", disse o Ministério das Relações Exteriores.

Além disso, "o Start-3 incrementa a colaboração entre Washington e Moscou para reforçar a não-proliferação nuclear e a segurança mundial", diz uma nota do Ministério das Relações Exteriores russo.
O referido acordo prevê uma redução das ogivas nucleares a 550 mil (um terço menor do que o fixado pelo Acordo de Moscou de 2002) e um máximo de 800 transportadoras (duas vezes menos que há nove anos) para cada uma das partes nos próximos sete anos.

Ao dar a sua aprovação ao Start-3, o Senado estadunidense aprovou uma resolução de ratificação, em que chamou o chefe da Casa Branca a criar condições para discutir com a Rússia a questão das armas nucleares táticas, entre outras recomendações.

Os deputados russos sublinharam a necessidade de um elo vinculante entre as armas nucleares ofensivas e os sistemas estratégicos defensivos, enquanto fixaram a violação desse vínculo como uma das condições para excepcionais para que a Rússia abandone o Start-3.

Fonte: Prensa Latina