Encerrada terceira edição do curso de Formação Nível II

Porto Alegre sediou, entre os dias 29/1 e 2/2, a terceira edição do Curso de Formação Nivel II, promovido pela Secretaria Estadual de Formação e a Escola Nacional/seção RS do Partido. O curso contou com a participação de 35 alunos oriundos de diferentes municípios, como Caxias do Sul, Ijuí, São Leopoldo e Porto Alegre, e a colaboração de dez professores.

curso formação II - Gisele Bittencurt

Os participantes – integrantes de diversas entidades da sociedade, parceiras do evento, e quadros do PCdoB – receberam aulas de Filosofia, Estado e Classes, Economia, Socialismo e Partido. Para Sebastiani, secretário de Formação do PCdoB do Rio Grande do Sul, o Curso “é uma prova da determinação em aperfeiçoar a capacidade de os comunistas debaterem assuntos importantes e assim poderem contribuir ainda mais nas lutas por um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil”.

Na abertura, o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, falou sobre as importantes vitórias obtidas pelos comunistas nas eleições de 2010, ressaltando que o partido se amplia de forma constante e adquire novas responsabilidades e amplitude. “Neste sentido, se torna mais importante aprofundar a formação dos nossos quadros, tanto ideológica quanto teórica”.

Como salienta texto assinado por Frasson e Sebastiani, “a formação não é algo a parte, mas está inserida na lógica do crescimento partidário como cimento indispensável para os embates institucionais, de massas e a luta de idéias”.

De Porto Alegre
Barbara Paiva