Sem categoria

Bush será preso por tortura se viajar a duas cidades da Europa

O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, corre o risco de ser preso em duas cidades europeias por ter sido o responsável pela aplicação de torturas antes e durante a ocupação sangrenta que promoveu contra o Iraque, com o apoio de seus principais aliados, os ex-primeiros ministros do Reino Unido, Tony Blair e o da Espanha, José María Aznar.

As acusações contra Bush nesse sentido o impediram de materializar uma viagem que tinha previsto fazer na semana passada a Genebra, na Suíça, onde organizações de direitos humanos levantaram demandas nos tribunais de justiça contra o ex-mandatário estadunidense por suas flagrantes violações dos direitos humanos.

O governo suíço recebeu fortes pressões dos denunciantes para impedir que o ex-inquilino da Casa Branca visitasse Genebra e participasse de uma cerimônia de uma entidade judaica.

Algo similar ocorreu a Bush em novembro do ano passado, quando planejava apresentar em Londres, Reino Unido, seu suposto livro de memórias, Decision Point, no qual defende as práticas de tortura do gênero Waterboarding (afogamento simulado), aplicadas por militares de seu país no cárcere que Washington mantém na base ilegal dos Estados Unidos em território cubano, Guantânamo.

Na época, o prefeito de Londres, Boris Johnson, enviou ao ex-presidente uma carta na qual expressava que Bush não deveria se sentir seguro em Londres, já que poderia ser aprisionado caso visitasse a capital inglesa.

Na mesma carta, Johnson lembra a a Bush que o ditador chileno Augusto Pinochet foi detido em Londres em 1998, acreditando que isso nunca seria possível, pelos crimes e torturas cometidos no Chile durante os anos que governou o país.

O certo é que o mundialmente reconhecido "presidente das guerras" foi impedido de visitar duas cidades europeias, e é muito provável que isso possa acontecer de agora em diante em outras cidades do Velho Continente.

A mesma coisa pode acontecer a Bush em outras nações de diferentes partes do mundo, poruque o correto é que sobre suas costas pesam crimes de lesa humanidade que devem ser julgados pela comunidade internacional.

Fonte Kaosenlared