Secretarias apresentam em reunião primeiras metas cumpridas 

Durante a última segunda-feira, o governador Wilson Martins ouviu os relatos de secretários e representantes. Plano de metas foi elaborado para orientar os 180 primeiros dias de gestão. 

Na última segunda-feira (14), o governador Wilson Martins participou de reuniões com do seu secretariado. Motivo: ouvir relatos sobre as primeiras metas já cumpridas entre as previstas no plano. No início de janeiro, o chefe do Executivo estadual solicitou a todos os secretários que elaborassem e apresentassem um plano de metas para os primeiros 6 meses de gestão.

Foram ouvidos os representantes das Secretarias Estaduais da Saúde (Sesapi), de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), da Assistência Social e Cidadania (Sasc), além da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv).

Entre as metas cumpridas pela Secretaria de Saúde, estão: a melhoria da notificação de doenças, a criação do comitê de entes da área de saúde para oferecimento de pareceres técnicos em relação a demandas judiciais, revisão dos contratos dos hospitais municipalizados, e melhoria da regulação do Hospital Regional de Picos, do Hospital Getúlio Vargas e da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, além da profissionalização da gestão do setor de saúde

Na SASC, foram sinalizadas as seguintes conquistas: o desenvolvimento do Plano Estadual de Assistência Social e áreas afins, a qualificação dos profissionais dos centros de referência que atendem ao público homoafetivo, início de reformas da Vila do Ancião e do Restaurante Popular Betinho, implementação do projeto Registrar (de registro civil), além de manutenção das ações desenvolvidas permanentemente pela Sasc.

No plano da Seid, constavam para janeiro a organização da I Paraolimpíada Estadual, prevista para o fim de maio, e de três Fóruns Regionais para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que serão realizados em Valença, Curimatá e Campo Maior. A Setre, por sua vez, apontou como principais avanços o trabalho de certificação de alunos dos programas ProJovem Trabalhador e ProJovem Urbano e de 2.092 jovens através do Plano Setorial de Qualificação (Plansec).

As reuniões de monitoramento já estavam previstas pelo governador e devem acontecer periodicamente com a divisão das secretarias em grupos, de acordo com a área de atuação.