Vanessa comemora a internet por fibra óptica em Manaus

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou, na Tribuna do Senado, a chegada, em Manaus, da internet em banda larga transmitida por fibra óptica. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, esteve na cidade, na última sexta-feira (11), para o lançamento da inovação.

Vanessa Senadora - Waldemir Barreto, Agência Senado

A chegada da internet banda larga por fibra óptica foi possível graças à exigência feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) à empresa Oi, como condição para efetivação da compra, por esta empresa, da Brasil Telecom. O cabo de fibra óptica que alimenta Manaus veio de Boa Vista, cidade que recebe o sinal da Venezuela, após acordo entre os governos do Brasil e daquele país.

O empreendimento da Oi contou com financiamentos do Fundo Nacional da Região Norte (FNO) e o Fundo Nacional da Amazônia. Para Vanessa, "é importante a presença do estado como indutor do desenvolvimento em todas as regiões do país. Do contrário, as populações dessas localidades ficarão cada vez mais marginalizadas".

A senadora afirmou que, além de mais facilidade e agilidade na obtenção de dados, os custos caem significativamente. "O custo para a transmissão de 300 Megabytes por Segundo (MBps), antes de R$ 400, caiu para R$ 39,90", festejou. A parlamentar lembrou que o parque industrial de Manaus – hoje o maior parque eletro-eletrônico e de duas rodas da América Latina – sofria muito com o alto custo e a baixa qualidade no acesso às informações.

A senadora ressaltou também a importância do acesso mais fácil e barato da internet para o desenvolvimento da educação e a inclusão da cidade na área de informática.

Carlos Pompe, com Agência Senado