Sem categoria

"Atraso em libertações das Farc se deve a clima e topografia"

A ex-senadora colombiana Piedad Córdoba viajará nesta quarta (16) a Cali para se unir à missão humanitária que recolherá dois reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Piedad atribuiu o atraso na entrega dos prisioneiros, que deveria ter ocorrido domingo, a "dificuldades logísticas, técnicas, atmosféricas e topográfica". Segundo ela, as Farc manifestaram total disposição "para colocar em liberdade os dois reféns".

"Dificuldades logísticas, técnicas, atmosféricas, topográficas e às [dificuldades] próprias da guerra interna dificultaram a entrega das duas pessoas que a guerrilha das Farc anunciou deixar em liberdade", afirmou um comunicado emitido pelo grupo Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), liderado por Córdoba.

No último domingo (13), a ex-senadora e membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) integraram a missão humanitária que embarcou em um helicóptero emprestado pelo governo brasileiro para resgatar os últimos três reféns que o grupo guerrilheiro prometeu libertar, em desagravo a Córdoba, que perdeu seu mandato no Senado e tornou-se inelegível por 18 anos acusada de colaborar com as Farc.

No entanto, apenas o policial Carlos Ocampo, que não estava na lista dos cinco reféns que seriam libertados, foi entregue à missão, enquanto o major da polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Sanmiguel, continuaram com a guerrilha.

Frente à não libertação dos dois, o governo colombiano acusou as Farc de terem dado coordenadas erradas para o resgate. Porém, ontem, as autoridades anunciaram que o resgate seria retomado, mas no município de Cali, e não mais em Ibagué, como estava previsto a princípio. Ambas localizam-se no Vale do Cauca, na parte oeste da Colômbia.

Piedad, por sua vez, atestou que a busca pelos sequestrados e, como consequência, pela paz no país, continuaria. Ela ainda agradeceu o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pela disposição do governo ao permitir a continuação do resgate.

Ela aproveitou para reafirmar o compromisso de sua organização, a Colombianos e Colombianas pela Paz (CCP), "na busca de ações humanitárias que reabilitem caminhos para a paz com justiça social".

Também manifestou que, graças às gestões da CCP, as Farc libertaram de forma unilateral 18 sequestrados, entre eles, quatro na semana passada: os vereadores Marcos Baquero e Armando Acuña, o fuzileiro naval Henry López e o policial Carlos Alberto Ocampo.

Já encontram-se em Calo os helicópteros e a tripulação brasileiros que serão utilizados no novo resgate.

Coma agências