Sem categoria

Policial e militar reféns das Farc são libertados na Colômbia

O major da Polícia Guillermo Solórzano e o cabo do Exército Salín Antonio Sanmiguel Valderrama, reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), foram libertados nesta quarta-feira (16) — na última etapa das operações de resgate iniciadas há uma semana. Ambos foram resgatados na zona rural das áreas de Cauca e Valle del Cauca, na Colômbia. As informações são do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Em poder das Farc há três anos e oito meses, Solórzano e Sanmiguel, que estava há dois anos e oito meses sequestrado, foram libertados em áreas diferentes. A operação deveria ter sido concluída no último domingo (13). Mas o governo acusou os guerrilheiros de descumprirem os acordos anteriores e as ações não puderam ocorrer.

O policial e o militar foram entregues pela guerrilha à ex-senadora Piedad Córdoba, principal intermediadora das negociações, e a representantes da Cruz Vermelha e da organização Colombianos e Colombianas pela Paz.

Desde a semana passada, seis pessoas – uma sexta foi incluída no último momento – foram libertadas. São eles: os vereadores Marcos Baquero e Armando Acuña, o fuzileiro naval Marinha Henry López e policial Carlos Alberto Ocampo, além de Solórzano e Sanmiguel.

O Brasil participou diretamente das ações de resgate com uma equipe de 22 militares e dois helicópteros do Exército. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou que ainda está em negociação a libertação de mais 16 reféns – integrantes da Polícia Nacional da Colômbia e das Forças Armadas.

Fonte: Agência Brasil