Lula Morais considera maldosa e mentirosa matéria de jornal de SP

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), em pronunciamento nesta terça-feira (22/02) na Assembleia Legislativa do Ceará, afirmou que o jornal O Estado de S. Paulo fez matéria “maldosa e mentirosa” sobre o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Segundo ele, essa ação governamental não existe para gerar dividendos políticos para o PCdoB, como a matéria, escrita pelo jornalista Leandro Colon, afirma.

O parlamentar explicou que o Ministério tem, em vigência, 251 convênios com instituições públicas e apenas 36 com entidades privadas. Entre estes, o maior convênio se dá com o Governo do Ceará, repassando recursos para 184 municípios, e não se tem qualquer notícia de desvios.

“Causa estranheza o repórter Leandro Colon não colocar na matéria a íntegra da posição do Ministério dos Esportes”, frisou o parlamentar, avisando que todos os erros foram apontados em convênios que nem sequer estão em execução, porque as entidades conveniadas ainda não apresentaram a documentação necessária para o início dos programas.

Conforme Lula Morais, desde setembro de 2008 os convênios são celebrados, com a movimentação financeira acompanhada pelo Ministério dos Esportes. “O Programa Segundo Tempo é acompanhado por uma rede de professores universitários. O convênio é assinado e só há a liberação dos recursos se tiver a ordem do início”, explicou.

O deputado acentuou que a matéria se referiu a três convênios firmados em Brasília, Goiás e no Piauí, respectivamente, que não entraram em operação. Portanto, não poderia se falar em desvios de recursos ou de finalidade porque não houve ainda a liberação das verbas por parte do Ministério dos Esportes. “É uma notícia mentirosa e maldosa”, qualificou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) disse que nada se pode falar do projeto, “que faz a inclusão de um milhão de crianças”. Para o parlamentar verde, as críticas surgiram contra o Ministério porque há interesses de determinadas elites em se beneficiar dos recursos que serão destinados à Copa e à Olimpíada por meio do Ministério dos Esportes.

O deputado Dedé Teixeira (PT) se solidarizou com Lula Morais e lembrou que, em 2003, quando se criou a Secretaria Nacional de Esportes, ninguém queria ocupar esse espaço. “O PCdoB o ocupou muito bem e o fato é que essa secretaria teve importância fundamental. O Segundo Tempo é um programa importante e desafiador”, ressaltou.

Áudio  (Disponibilizado por uma semana)

Leia também as notas emitidas pelo Ministério do Esporte e pelo PCdoB sobre as denúncias

Da redação local