Sem categoria

Aborto: movimento lança guia voltado para jornalistas

O movimento Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro lança uma publicação voltada a esclarecer profissionais de comunicação a respeito da questão do aborto. Com o objetivo de apoiar o trabalho de jornalistas interessados em tratar a respeito do tema, o Guia para Profissionais de Comunicação foi elaborado com base em fontes oficiais, de governos e institutos de pesquisa nacionais e internacionais. Além dos dados, são indicadas fontes especializadas.

O tema do aborto esteve no palco das eleições presidenciais de 2010 como uma pauta negativa e as grandes empresas de comunicação tiveram papel central na abordagem moralista que se apresentou sobre o tema. Candidatos procuravam se aproximar de setores religiosos e outros grupos que se autointitulam defensores da vida por terem no centro da pauta o combate à legalização do aborto.

Segundo a apresentação do guia elaborado para subsidiar a formulação de matérias a respeito do aborto, “nas Eleições 2010 a presença de acordos com segmentos religiosos, oficiais e de bastidores, resultaram em uma pressão jamais vista desde a abertura política. São acordos inaceitáveis em que a autodeterminação das mulheres sobre seu corpo foi posta como moeda de troca, desconsiderando direitos reprodutivos já assegurados. Esta postura não combina com a nação que tem hoje peso e respeitabilidade internacional, e que desempenhou papel importante na assinatura de acordos neste âmbito”.

Conteúdo do guia

Para desmitificar o debate, a cartilha traz o histórico e composição do movimento
Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, apresenta a atual legislação e como ela foi construída, além das políticas sobre aborto no Brasil, e aborda situações específicas como anencefalia e uso de medicamentos como o misoprostol.

Outro tema abordado pela publicação é o controle da propaganda na internet e abordagem da mídia sobre o tema. Para explicitar a concretude do debate, o guia traz ainda dados sobre aborto em diversos países do mundo, com ênfase para a América Latina e o próprio Brasil, explicando quem são as mulheres que abortam no país.

Além de relatar como as mulheres abortam e apresentar os dados sobre sequelas, internações e mortes, a cartilha apresenta exemplos de serviços de aborto legal e atendimento humanizado e a situação do direito ao aborto no mundo, citando experiências de reformas legais.

Argumentos pró-legalização

Em seguida, são apresentados os argumentos em favor do direito ao aborto, que pautam direitos humanos, saúde pública, laicidade do Estado, justiça social, ineficácia da criminalização, igualdade de gênero, liberdade sexual, entre outros. Por fim, o documento traz um rol das dúvidas mais comuns e o esclarecimento a respeito delas, como a diferença entre descriminalização e legalização do aborto, e também uma bibliografia sugerida a quem queira se aprofundar no estudo.

O documento é uma resposta do movimento pelo direito ao aborto, que tenta qualificar o debate, comumente abordado de forma moralista por grande parte dos veículos de comunicação. A leitura é válida tanto para jornalistas quanto para interessados no assunto em geral.

Da redação, Luana Bonone