Secretário de Educação será reconvocado a falar sobre creches

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) vai convocar novamente o secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, para comparecer na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o intuito de prestar esclarecimentos sobre a política de creches da Prefeitura de Manaus. Mauro Lippi foi convocado para participar, na última quinta-feira (03), da audiência pública solicitada por Lucia Antony em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, mas não compareceu.

Durante a audiência, o secretário não compareceu e nem mandou representante, o que foi questionado pela vereadora. “A audiência foi bastante representantiva, mas faltou o secretário que não veio e nem mandou alguém para representá-lo. Vamos reconvocá-lo após o Carnaval para que ele fale sobre a política municipal de creches que é algo essencial para as mulheres trabalhadoras e um direito assegurado na Constituição para as crianças brasileiras”, afirmou.

Lucia Antony destacou que irá preparar um relatório que vai ser enviado ao Executivo Municipal com as principais propostas apresentadas no evento, entre elas, a implantação da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a reestruturação do Conselho Municipal de Mulheres, a instalação de escolas em horário integral e da rede municipal de creches, que hoje só possui uma unidade que está localizada na Comunidade Riacho Doce, no bairro Cidade Nova, Zona Norte. A gestora da pré-escola Zezé Pio de Souza, professora Neli Falcão, afirmou a disposição da iniciativa privada de participar de forma conveniada da rede pública de creches.

Para Lucia Antony, a rede pública de creches deve ser uma responsabilidade do Município. Porém, ela admite a participação da iniciativa privada de forma suplementar como ocorre no Sistema Único de Saúde (SUS).

Igualdade

A audiência pública contou com palestras da secretária Executiva de Estado da Assistência Social, Graça Prola, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas , Selma Suely Baçal de Oliveira e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Isis Tavares. Além delas, representantes de entidades que defendem os direitos das mulheres, dos estudantes, sindicalistas e parlamenatres estaduais e municipais fizeram discursos.

A secretária Executiva de Estado da Assistência Social, Graça Prola, que palestrou sobre o tema “Controle das Políticas Públicas na visão do Conselho Estadual da Mulher” destacou que a rede de creches é uma demanda histórica das mulheres que estava esquecida , mas que retornou com força nos últimos anos. “Houve um refluxo desta luta que retoma não só da necessidade do trabalho da mulher, mas primordialmente, para a proteção das crianças”, disse.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas , Selma Suely Baçal de Oliveira, que falou sobre a “Mulher e Mercado de Trabalho” defendeu a isonomia de salários entre os homens e mulheres nas empresas. Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, Isis Tavares, que ministrou palestra sobre “Política para Mulheres”, resslatou que a implantação da rede de creches está dentro da luta pela igualdade entre homens e mulheres.

A coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM-AM), Vanja dos Santos, cobrou a implantação da Secretaria Municipal dos Direitos das Mulheres e a reestruturação do Conselho Municipal de Mulheres. A presidente da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Maria das Neves, destacou que ao construir creches, o Poder Público investe na educação da juventude que é “o futuro do país”.

Participaram da audiência pública em homenagem ao Dia Internacional da Mulher representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), da Secretaria de Estado de Governo (Segov), da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), da Secretaria de Estado do Esporte (Sejel), da Arquidiocese Metropolitana de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, Sindicato dos Rodoviários, da União Brasileira de Mulheres (UBM-AM), da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), do Conselho Municipal de Educação, da Câmara Municipal de Barcelos, da União da Juventude Socialista (UJS-AM), da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (Uesam), da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) e da Confederação Nacional de Associação de Moradores (Conam) e de partidos como o PCdoB, PP, PRP e do PT.

Fonte: Assessoria de imprensa da vereadora Lúcia Antony (PCdoB).