Lula Morais propõe debate sobre Hospital Walter Cantídio

A Assembleia Legislativa discutirá nesta quinta-feira, 17 de março, a partir das 15 horas, no complexo de Comissões da Casa, a situação financeira do Hospital Universitário Walter Cantídio. A iniciativa da audiência pública é do deputado Lula Morais. Segundo o parlamentar, a unidade hospitalar está passando por crise financeira que ameaça o seu funcionamento.

Para o deputado Lula Morais, que também é médico, o Hospital Walter Cantídio é uma referência na formação de profissionais de saúde e também nos transplantes hepáticos e de medula óssea e não pode correr o risco de fechamento.

“A situação prejudica pacientes e alunos da faculdade de medicina. Por falta de recursos, o hospital Walter Cantídio suspendeu as internações e a realização de novas consultas, ressaltou o deputado. O hospital recebe cerca de 2 milhões de reais do Ministério da Saúde por mês, mas as despesas são maiores, o que acaba gerando, todos os meses, um déficit de 1 milhão e 200 mil reais.

A instituição hospitalar realiza em média, por ano, 150 mil consultas, sete mil internações, mais de cinco mil procedimentos cirúrgicos e cerca de um milhão de exames laboratoriais.

As reivindicações da direção do Hospital são: a integração completa ao SUS, participação da Secretaria do Estado, elegendo o Walter Cantídio como hospital pólo, participação no projeto Vida do Estado, recursos para reconstrução de 36 leitos de UTI, reabertura da emergência e a modernização da área física de emergência.

“O parlamento cearense tem o dever de abrir esse debate de grande importância para os cearenses”. Como representantes do povo devemos discutir com os Poderes Executivos, A Universidade e a sociedade soluções para resolver a crise do Hospital Walter Cantídio, enfatizou Lula Morais.

Fonte: Assessoria do Deputado Estadual Lula Morais (PCdoB)