Sem categoria

Reino do Barein impõe toque de recolher em diversas regiões

Desde as 10 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira (16), grande parte do Barein está sob um toque de recolher imposto pela monarquia que governa o país. A medida deve se estender por mais 12 horas e o toque vigora das 16h às 4h no horário local.

A monarquia tenta com a medida conter e controlar os protestos que se espalham pelo pequeno país desde o início de fevereiro. As manifestações clamam pelo fim do poder da monarquia e o estabelecimento de uma monarquia parlamentar, colocando abaixo uma dinastia que manda na ilha há mais de duzentos anos, personalizada agora pelo rei Salman bin Hamad bin Isa Al Khalifa.

Na última terça-feira três pessoas foram mortas e outras centenas ficaram feridas após uma ação de repressão efetuada pelas forças de segurança do reinado.

A decisão de impor o toque de recolher foi comunicada pelas Forças de Defesa do Barein e reproduzida pela agência real “BNA”.

Ficou proibido, desde o final da tarde no país, qualquer tipo de manifestação política “até um novo aviso”. Entre as várias localidades bareinitas afetadas, o toque de recolher inclui ainda a praça Lulu, local aonde a oposição realizou a maior parte de suas manifestações contra o regime. Mais cedo na quarta, manifestantes haviam sido retirados à força da praça e de outros pontos da capital.

Pretendendo desarticular o movimento oposicionista, as Forças de Defesa pedem à população que obedeça à medida e colabore com o governo. Para garantir o cumprimento da regra, várias blitze foram instaladas na capital e os contingentes policial e militar foram aumentados.

A oposição do Barein, um país de maioria xiita governado por uma minoria sunita, exige a instauração de uma monarquia parlamentar, com uma nova Constituição que permita ao povo escolher um Governo e um Parlamento independentes.

Com agências