Febre aftosa: Agulha oficial inicia nesta segunda-feira

Com o objetivo de tornar o Amazonas área livre de febre aftosa, a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) darão início, no dia 21 de março, à 4ª etapa da Agulha Oficial, campanha de vacinação contra a febre aftosa que tem o acompanhamento de técnicos dos dois órgãos.

A solenidade de abertura da campanha acontecerá às 10h horas na Fazenda Porongaba, no Paraná do Careiro, margem esquerda, no município do Careiro da Várzea. O local foi escolhido pelo fato de o último foco ter sido detectado naquela cidade em 2004.

Nesta fase, a vacinação alcança os municípios de Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Careiro, Itacoatiara, Manaus, Maués, Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba. O objetivo é vacinar 500 mil animais no Estado.

A Agulha Oficial é um dos requisitos obrigatórios para mudar o status sanitário de um Estado. Além das etapas de vacinação realizadas pelo Amazonas, o Governo do Estado firmou convênio com o Mapa para estruturar as barreiras sanitárias, adquiriu computadores, equipamentos e veículos e fez o cadastramento de propriedades pecuaristas em 27 municípios.

Para esta fase, serão utilizados 24 barcos e 73 botes de alumínio, tipo “voadeira”, que vão percorrer 11 mil propriedades rurais em busca e bovinos e bubalinos. Cerca de 350 profissionais estarão envolvidos nesse trabalho que terá a duração de 45 dias.

A campanha acontece com o apoio de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), da Comissão Executiva de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) e do Mapa.

UItimato
A Organização Internacional de Sanidade Animal (OIE) estabeleceu o ano de 2011 como prazo limite para que o Brasil inteiro tenha erradicado a febre aftosa. O Amazonas não registra casos da doença há sete anos. O último foco foi detectado em 2004 no Careiro da Várzea.

De Manaus,
Mariane Cruz