Pascoal Martins quer políticas de esporte e cultura para Irecê/BA

Construir políticas públicas nas áreas de esporte e cultura. Este é o principal objetivo do comunista Pascoal Martins à frente da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Irecê, município do Norte da Bahia. Para ele, esta seria a melhor forma de garantir a continuidade das ações independentemente de quem seja o gestor do município. Confira a seguir a entrevista que o Vermelho fez com o secretário, que já foi vereador de Irecê por dois mandatos, sempre pelo PCdoB.

Pascoal Martins

Vermelho – Quais os avanços desde que você assumiu a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Irecê?

Pascoal Martins – Nós herdamos um calendário esportivo, com o que deve acontecer ano a ano, e inovamos com iniciativas no esporte de base. A gente tem buscado cumprir este calendário, tanto de cultura, quanto de esporte e procuramos dinamizar a diversidade cultural e esportiva. Temos feito seminários, conferências sobre cultura e esporte, na busca do controle social. Além disso, estamos em fase de construção do sistema de cultura e também de esporte. A marca que é para ficar na nossa gestão é a construção de políticas de Estado, com a criação de conselhos, fundos, de planos, para que, independentemente da gestão, as coisas possam fluir sem sobressaltos. Temos dificuldades e desafios, pois a demanda é maior que podemos atender, mas temos feito o possível para atender aos anseios da comunidade.

V – Quais os grandes desafios a serem enfrentados até o final da gestão?

PM – Do ponto de vista físico, seria a construção de equipamentos esportivos e de infraestrutura e a consolidação de um espaço cultural, um espaço físico. A gente vem tentando aqui com o Banco do Nordeste absorver a agência para transformar em um Centro Cultural. Este é o caminho mais curto no momento. É um desafio primordial para o acolhimento e o desenvolvimento de toda a diversidade cultural do nosso território. Do ponto de vista político, seria a construção efetiva de políticas públicas de Estado, que ai seria o sistema tanto de esporte tanto de cultura. Já temos o órgão responsável e estamos promovendo discussões sobre a criação de conselhos, com o objetivo de envolver toda a sociedade organizada e o cidadão comum que tenha interesse nos temas. 

V – O que você gostaria de deixar como marca de gestão para o povo de Irecê?

PM – O primordial seria o controle social envolvendo a questão do sistema de cultura e esporte. No mais, estamos na expectativa de sermos contemplados com a Praça da Juventude, uma praça do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Queremos também reformar e ampliar o ginásio de Esportes, que tem uma piscina semi-olímpica eu está sem funcionamento. Temos a necessidade de reformar e modernização do nosso estado, além de mais investimentos para alavancar a prática esportiva.

Meu grande sonho é deixar a política pública construída, pois independente de eu continuar a ser secretário, de quem venha na próxima gestão, de quem chegue a ser o prefeito. Que a gente construa políticas públicas de cultura e esporte, que não tenha revés, que tenha controle social e que tenha as diretrizes estabelecidas.

V – Quais os seus planos para o futuro?

PM – Acumular forças agora para disputar a vereança em 2012. O partido ainda não discutiu isto coletivamente, mas o meu desejo é voltar à Câmara de Vereadores, mas isto ainda precisa ser discutido com o partido.

De Salvador,
Eliane Costa